Originalmente, o Vale Gás foi criado para repassar 50% apenas do custo do botijão de gás de cozinha de 13 Kg, mas está garantido um benefício maior para 2023
Mylena Lira Publicado em 05/01/2023, às 08h35
Graças à Medida Provisória 1155/2023, assinada por Lula (PT) logo após a posse, em 1º de janeiro, o programa social Vale Gás vai pagar 100% do valor médio do botijão de gás de cozinha às famílias contempladas durante o ano de 2023. Originalmente, o benefício foi criado para repassar 50% apenas do custo desse item, indispensável ao preparo dos alimentos.
Contudo, após negociação do Governo de Transição com o Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2022 permitiu a readequação do orçamento para melhorar a ajuda financeira oferecida aos beneficiários. EM dezembro, quase 6 milhões de famílias embolsaram o auxílio.
Vale ressaltar que o Vale Gás é depositado a cada dois meses. Portanto, o próximo pagamento será feito em fevereiro. Para calcular o benefício, a Caixa Econômica Federal baseia-se nas pesquisas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que até o décimo dia útil de cada mês divulga o preço médio dos seis meses anteriores do botijão de 13 quilos de gás liquefeito de petróleo (GLP).
+Abono salarial PIS/Pasep 2023: saiba quem tem direito a receber R$ 1.320
O Vale Gás tem duração prevista de cinco anos, estando garantido até o fim de 2026. Ele compartilha o mesmo cronograma de repasse do Auxílio Brasil, que voltou a se chamar Bolsa Família. Confira abaixo todas as datas:
Fevereiro de 2023
Abril de 2023
Junho de 2023
Agosto de 2023
Outubro de 2023
Dezembro de 2023
+Bolsa Família: governo federal fará busca ativa para incluir novos beneficiários
O Auxílio Gás é pago com os mesmos cartões e as mesmas senhas do Auxílio Brasil, podendo ser sacado em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários Caixa Aqui. O benefício também pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem.
O beneficiário precisa ficar atento. Caso não saque o Vale Gás em 120 dias após a data do pagamento, o dinheiro volta para a conta do governo. Quem tiver dúvidas sobre a situação do benefício pode fazer uma consulta nos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil ou ligar para a central de atendimento da Caixa, no número 111.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil