Brasileiros não vão precisar mais ir como turista, com passagem de ida e volta, e mentir na imigração se a intenção for trabalhar e morar em Portugal. Entenda a novidade
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 15/06/2022, às 19h07 - Atualizado em 16/06/2022, às 17h20
Uma ótima notícia para você que deseja morar em Portugal. O país facilitou a entrada regular de estrangeiros: criou um novo visto para quem pretende procurar trabalho em terras lusitanas. Assim, os brasileiros não vão precisar mais ir como turista, com passagem de ida e volta, e mentir na imigração se a intenção for residir e trabalhar lá.
A novidade deve eliminar outro problema: a espera de mais de dois anos para obter a autorização de residência (AR). Isso ocorre justamente porque os brasileiros vão como turista e depois de arumar emprego dão entrada na manifestação de interesse para obter essa autorização. Sem a AR, o cidadão fica impedido de viajar, sendo "obrigado" a permanecer em Portugal para não correr o risco de sair e não conseguir mais entrar no território.
Quem vai com visto consegue chegar no país e agendar a ida ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para emitir o cartão de residência, tendo liberdade para viajar para as nações vizinhas, como Espanha, França e Itália (ou qualquer outro país do mundo). Além disso, somente após a emissão da AR começa a contar o prazo de cinco anos de residência legal que dá o direito de conseguir a cidadania portuguesa. Com ela em mãos, é possível morar legalmente em outros países europeus.
É sempre melhor ir com visto do que como turista apenas se o objetivo é morar em Portugal. E os portugueses oferecem um leque grande de possibilidade para começar uma nova vida de maneira legalizada no país. Entre os vistos possíveis estão:
+Cresce número de casos de varíola dos macacos no Brasil; saiba como se proteger
O novo visto criado vai permitir a entrada e permanência em território português por 120 dias, mas esse prazo pode ser estendido por mais 60 dias. Portanto, o estrangeiro terá até seis meses para arrumar emprego. A medida foi aprovada nesta quarta-feira (15) pelo Conselho de Ministros, que autorizou outras mudanças relacionadas à imigração. Porém, ainda depende de aprovação pelo Parlamento para entrar em vigor, o que deve acontecer, já que o governo conta com maioria na Assembleia da República.
O objetivo é desburocratizar a contratação de imigrantes no país, que tem grande demanda por mão de obra. A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, afirmou durante coletiva de impresa que a decisão vem "no sentido da promoção das migrações seguras, ordenadas e do combate à escassez da mão-de-obra".
Sendo assim, "procede-se à criação de uma nova tipologia de visto, concretamente o visto para a procura de trabalho, possibilitando assim a entrada em território português a nacionais de estados estrangeiros que venham à procura de trabalho pelo período de 120 dias, extensivo a mais 60 dias, num total de 180 dias", explicou.
+Parada LGBTQIA+ de São Paulo será realizada neste domingo; veja os artistas confirmados
Portugal pode ser um bom destino se você está em busca de mais segurança, possibilidade de viajar de forma mais acessível para outros países e aumentar o seu poder de compra. O país europeu, considerado o 4º mais seguro do mundo, tem demanda de trabalho para brasileiros em diversas áreas. É verdade que o salário não é um dos maiores da Europa, mas o custo de vida é menor se comparado ao de outras nações que remuneram melhor.
Em maio, dados do governo indicavam a necessidade de mais de 50 mil trabalhadores em diversas áreas: hotéis, restaurantes, agências de turismo e locadoras de veículos. O setor da construção civil também sempre tem demanda por pedreiros, eletricistas, marceneiros, entre outros. A área de T.I também oferece boas oportunidades, assim como as fábricas e agências de limpezas. Veja abaixo alguns sites nos quais você pode procurar emprego ainda estando no Brasil:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil