Restituição IR: Receita faz o pagamento de lote residual para 260 mil contribuintes

Segundo a Receita Federal, foram liberados R$ 450 milhões do novo lote residual da restituição do Imposto de Renda

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br   Publicado em 30/11/2021, às 08h47

JC Concursos

Nesta terça-feira (30), a Receita Federal realizou o pagamento do lote residual da restituição do Imposto de Renda do mês de novembro de 2021. A liberação dos recursos também inclui as restituições residuais de exercícios anteriores. De acordo com a Receita, cerca de 260 mil pessoas já estão com o crédito em suas contas, com um valor total de R$ 450 milhões.

Além de contribuintes que têm prioridade legal, como idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério, também estão neste lote quase 200 mil contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o último dia 9.

O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada durante a Declaração de Imposto de Renda. Caso o crédito não seja realizado (como um erro de digitação ou conta inválida), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesta situação, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores no site do Banco do Brasil, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

“Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”, esclareceu a Receita.

Como consultar a restituição do IR?

Apesar do pagamento ser automático, o contribuinte pode consultar a sua situação sobre a restituição do Imposto de Renda na página da Receita Federal. No site do órgão, clique em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar Restituição. 

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo a consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Além do site, que pode ser acessado em qualquer computador, a Receita também oferece a opção via aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

*com informações da Agência Brasil e Receita Federal

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Leia também

Concurso Receita Federal abre inscrições para perito em diversas áreas
Receita Federal libera consulta ao lote residual do IRPF de novembro; Saiba mais
Banco do Brasil supera expectativas e lucra mais de 45% no 3º trimestre; Veja os números
Concurso Receita Federal: em reunião com sindicato, subsecretário promete buscar solução
Concurso Receita Federal: sai edital para perito em diversas áreas; confira