As inscrições para o Revalida 2023 começam a partir desta segunda-feira (16) e vão até a próxima sexta-feira (20). Veja detalhes e saiba como fazer
Jean Albuquerque Publicado em 15/01/2023, às 11h33
As inscrições para a primeira etapa do Revalida 2023 (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) começam nesta segunda-feira (16) e vão até a próxima sexta-feira (20).
Os interessados podem fazer a inscrição por meio do Sistema Revalida. A taxa de inscrição é de R$ 410, e deve ser paga até o dia 26 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
Para o exame, que tem prova aplicada no dia 5 de março, o Revalida 2023 será realizado nas seguintes cidades do país: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.
+ Agora é lei! Entregadores de aplicativos tem benefício extra adquirido
Os interessados em participar da primeira fase do Revalida, devem possuir título de médico expedido por uma instituição de ensino superior estrangeira, reconhecido pelo Ministério da Educação ou instituição equivalente no país de origem do documento.
Além da necessidade do documento ser certificado por instituição consular brasileira ou pelo procedimento da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Reconhecimento de Documentos Oficiais Estrangeiros.
Para os refugiados sem diploma, ou nos demais casos previstos em lei, as condições podem ser comprovadas por meio de documentos específicos, anexando no sistema Revalida documento comprobatório emitido pelo Conselho Nacional de Refugiados do Ministério da Justiça (Conare-MJ).
Constituído por duas fases (teoria e prática), o Revalida aborda de forma interdisciplinar as cinco principais áreas da medicina: Medicina Interna, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina de Família e Comunidade (Saúde Coletiva).
As referências são baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina, regulamentos relevantes e legislação profissional para cuidados de enfermagem primários, ambulatoriais, hospitalares, de emergência, emergência e comunitários.
Vai ter horário de verão em 2023? Veja mudanças previstas
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil