Inep divulga resultado preliminar da segunda etapa do Revalida 2022/2, nesta quinta-feira (2); Saiba como consulta as notas e entrar com recurso
Jean Albuquerque Publicado em 02/02/2023, às 17h17
O resultado preliminar da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2, foi divulgado nesta quinta-feira (2), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os interessados em entrar com recurso ao resultado preliminar podem fazer uma solicitação com prazo até dia 6 de fevereiro, pela plataforma Sistema Revalida. O instituto ainda destaca que "apenas os participantes em situação de reprovado, com base no resultado preliminar da segunda etapa, poderão interpor recursos".
Segundo o Inep, os recursos devem conter apenas questionamentos às pontuações a cada quesito avaliado, seguindo as versões finais do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), o qual é um tipo de gabarito.
+ Reforma tributária pode sair ainda neste ano, afirma líder do governo na Câmara
Os profissionais de saúde que prestaram o exame podem conferir o resultado da prova de habilidades clínicas também no Sistema Revalida. O Inep reforça que os resultados finais serão divulgados no dia 9 de março na plataforma.
Durante os dias 3 e 4 de dezembro de 2022, a segunda etapa do Revalida foi aplicada pelo Inep. O teste de habilidades clínicas é estruturado com dez sites onde os participantes realizam tarefas específicas em cinco grandes áreas da prática profissional (medicina, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia).
O exame apresenta situações problemáticas e estudos de caso, incluindo investigação de histórias clínicas, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e aconselhamento de pacientes ou seus familiares.
O Revalida conta com duas etapas, uma teórica e outra prática, que abordam, de maneira interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
O exame tem por objetivo avaliar as habilidades, competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional da medicina adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
*Com informações da Agência Brasil
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil