Saiba quais são os benefícios para os motoristas que não cometerem infração

O Contran divulgou nesta segunda-feira (9) os benefícios para os motoristas que não cometerem infração nos últimos 12 meses. Conheça as vantagens

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 09/05/2022, às 18h00

Reprodução internet/Google

Os condutores agora contam com uma boa novidade. É que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou nesta segunda-feira (9) benefícios para os motoristas que não cometerem infração nos últimos 12 meses. Conheça as vantagens. 

O Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conhecido como “cadastro de bons condutores”, oferece vários benefícios para os motoristas que não cometerem infração durante o período estabelecido pelo órgão de controle. 

+++ Governo federal prevê investimento de R$ 188 bi em 2022; veja as áreas destinadas

Conheça benefícios para os motoristas que não cometerem infração

Os condutores que estão no registro positivo possuem usufruir de benefícios fiscais ou tarifários. O texto da medida não dá mais detalhes sobre as vantagens oferecidas aos motoristas. No entanto, a norma reforça que os benefícios serão garantidos na legislação específica, que será criada e desenvolvida por governos estaduais, do Distrito Federal e de municípios. 

As vantagens previstas para os motoristas que não cometerem infração dentro do prazo estipulado, de acordo com o  secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, durante audiência pública na Câmara dos Deputados no ano passado, são: 

O motorista perde o direito ao ter o benefício quando for registrado infração de trânsito contra ele, nos casos em que a habilitação estiver cansada ou vencida há  mais de 30 dias, como no cumprimento de pena na justiça. 

Veja quando o benefício começa valer 

Sob as medidas anunciadas na segunda-feira, o RNPC com mandato federal estará em vigor por até seis meses. Além disso, a adesão ao programa será voluntária e os motoristas devem autorizar previamente. 

Para isso, o interessado deverá fornecer o nome completo e o CPF. Ele poderá fazê-lo por meio de um aplicativo ou plataforma eletrônica regulamentada pela UE. De acordo com os regulamentos, é direito de todos os cidadãos consultar o RNPC.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil