Basta apenas alguns toques na tela do celular para conseguir efetuar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Veja como fazer e quem tem direito
Mylena Lira Publicado em 16/08/2022, às 19h31
Você sabia que o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser feito em apenas alguns minutos de forma 100% digital? Basta apenas alguns toques na tela do celular para conseguir resgatar o dinheiro, liberado em caso de demissão sem justa causa.
Atualmente, além de socorrer quem tem carteira assinada e fica desempregado, o acesso ao saldo do FGTS também é permitido em casos especiais, entre eles:
Vale ressaltar que nem toda doença permite o resgate do dinheiro acumulado no fundo, depositado todo mês pelo empregador. Entre as enfermidades que liberam o saque estão o HIV/Aids; câncer ou em estágio terminal; cardiopatia grave; alienação mental; cegueira; contaminação por radiação; doença de Parkinson; tuberculose ativa; paralisia irreversível/incapacitante; hanseníase; hepatopatia grave e nefropatia grave.
Em todos os casos, tem direito ao saque quem trabalha com contrato formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Também faz jus ao FGTS, ainda, os trabalhadores domésticos; trabalhadores rurais; trabalhadores temporários, intermitentes, avulsos e safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita); e atletas profissionais.
Mais de 9 bilhões retonaram ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço no dia 6 de agosto porque diversos trabalhadores esqueceram de sacar o FGTS extraordinário, consistente no valor de até R$ 1 mil. O benefício foi liberado pelo governo federal de abril a junho para aquecer a economia do Brasil, após a alta da inflação e dos juros.
Os esquecidinhos terão uma nova oportunidade para sacar o FGTS extraordinário de R$ 1 mil ou o valor total existente no fundo, caso o saldo seja menor. Até 15 de dezembro, os interessados devem pedir que o crédito seja feito novamente. Dessa forma, o dinheiro será transferido para o Caixa Tem em até 15 dias. A quantia retornará automaticamente para o fundo, com correção monetária, caso não seja resgatada até dezembro pelo trabalhador.
O saldo do FGTS pode ser consultado pelo CPF em poucos minutos pelo aplicativo do FGTS, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS. O primeiro uso do app demandará o preenchimento de alguns dados, mas depois você vai acessar o saldo com alguns toques na tela do aparelho. Confira abaixo o passo a passo completo:
Quem é cliente da Caixa pode consultar o saldo do FGTS também pelo internet banking. A requisição do saque é feita também de maneira 100% digital por meio do app do FGTS. Nele, o trabalhador pode indicar uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer instituição financeira, para transferir o valor para saque. Não há cobrança de taxa e o dinheiro estará disponível em conta após 5 dias úteis.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil