O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi favorável à redução da jornada de trabalho presencial. Além disso, o salários dos parlamentares vai aumentar em abril. Veja valor
Mylena Lira Publicado em 02/03/2023, às 00h01
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), concordou com a decisão dos demais parlamentares de reduzir, por conta própria, a jornada de trabalho presencial. Agora, os senadores vão trabalhar apenas três dias na semana e somente por três semanas.
Sendo assim, só precisarão comparecer nove dias no mês na Casa legislativa, sempre às terças, quartas e quintas, conforme publicou O Estado de S.Paulo. Logo, às sextas, sábados, domingos e segundas não terão o compromisso de votar projetos. Além disso, às segundas e sextas serão realizadas sessões não deliberativas, que não computa falta se o político não trabalhar.
Como se não bastasse, às terças e quartas-feiras o expediente só começará às 14h, mas o desconto no salário será feito quando for registrada falta nas sessões das 16h, horário a partir do qual haverá votação. A ausência nas sessões matinais das comissões temáticas não acarreta prejuízo ao bolso do senador.
Ficou definido, ainda, que na última semana de cada mês eles vão atuar de forma remota, visando uma aproximação com a base de cada estado, e "com pauta tranquila", que não exigem quorum qualificado. Em nota enviado ao jornal, o Senado explicou que o regimento da Casa permite sessões de segunda a quinta à tarde e na parte da manhã da sexta.
+Trabalhadores de aplicativos podem ter direito à aposentadoria após regulamentação
Segundo levantamento do Estadão, o Congresso brasileiro, formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, é o segundo mais caro do mundo, perdendo apenas para o dos Estados Unidos, que possui orçamento superior.
Em abril, o salário dos senadores vai aumentar para R$ 41,6 mil, conforme reajuste feito no final de 2022. Atualmente, os parlamentares recebem remuneração mensal de R$ 39,2 mil.
+Vereador com discurso xenofóbico é expulso do partido Patriota: "inaceitável"
O Senado Federal tem 81 senadores e faz parte do Poder Legislativo Federal. Conforme prevê a Constituição Federal, o Senado representa os estados, sendo que cada estado tem 3 senadores, independentemente do volume de população de cada um. Os políticos eleitos para ocupar esse cargo têm mandatos de 8 anos e possuem suplentes fixos.
Entre as demandas que o Senado Federal decide sozinho estão:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil