Inep divulga nesta segunda-feira (9) a lista de profissionais aprovados no Revalida 2023; resultado foi publicado no Diário Oficial da União. Saiba mais
Jean Albuquerque Publicado em 09/10/2023, às 14h56
O resultado final com os nomes dos profissionais aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2023) foi divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A lista completa com o nome dos aprovados foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje. O processo de seleção envolveu a colaboração de especialistas que participaram da fase inicial do teste em ambas as edições de 2022, bem como na primeira edição deste ano.
+ Público ou Privado? Como funciona o transporte público nas principais capitais mundiais
Foram aprovados 930 médicos na avaliação prática de habilidades clínicas, realizada como parte da segunda etapa do processo de Revalida. Esses candidatos concluíram todas as etapas do processo, incluindo a obtenção da indicação de uma universidade brasileira para a validação de seus diplomas.
Além disso, a apresentação de todos os documentos exigidos pela instituição de ensino para a seleção. Inicialmente, 1.913 médicos se inscreveram para participar da fase prática.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que as duas etapas do Revalida, tanto a teórica quanto a prática, procuram avaliar as habilidades e conhecimentos dos médicos com base nos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
A avaliação abrange competências em cinco áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade.
Constituído por duas fases (teoria e prática), o Revalida aborda interdisciplinarmente as cinco principais áreas da medicina: Medicina Interna, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina de Família e Comunidade (Saúde Coletiva).
As referências são baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina, regulamentos relevantes e legislação profissional para cuidados de enfermagem primários, ambulatoriais, hospitalares, de emergência, emergência e comunitários.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil