Entenda como diferentes cidades do mundo gerenciam seus sistemas de metrô, seja por entidades públicas ou iniciativas privadas. Conheça os casos de Berlim, Buenos Aires, Nova York, São Paulo e mais
A última terça-feira (03) foi marcada por um dia de caos em São Paulo devido a uma greve de 24 horas dos trabalhadores do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A paralisação visava pressionar o governo estadual a rever projetos de privatização da Sabesp e do sistema de transporte público.
Em outros lugares do mundo, debates sobre privatização de sistemas de transporte público são comuns. Como funcionam os principais metrôs globais?
Em Berlim, o U-Bahn é controlado pela estatal Berliner Verkehrsbetriebe. Já o S-Bahn, sistema de trens rápidos, é gerido pela Deutsche Bahn AG, cujo principal acionista é o governo.
O metrô de Buenos Aires é operado pela Metrovías, uma empresa privada do grupo Roggio. A privatização ocorreu em 1994 durante o governo de Carlos Ménem.
LEIA TAMBÉM
O metrô é operado pelo Sistema de Transporte Colectivo (CTS), uma autarquia chamada de "Organização Pública Descentralizada" no país.
O Chicago "L" é gerido pela Chicago Transit Authority, uma agência governamental independente.
A Transport for London (TfL), empresa pública, gerencia o metrô de Londres, enquanto outros meios de transporte são operados por contratados privados.
O metrô de Paris é operado pela RATP, uma empresa estatal.
O metrô de Nova York é gerido pela New York City Transit Authority, uma corporação de utilidade pública.
A estatal Delhi Metro Rail Corporation opera o metrô na capital indiana.
O metrô de Moscou é gerido por uma empresa estatal.
O metrô de Pequim, o mais movimentado do mundo, é operado pelo governo municipal.
O metrô do Rio de Janeiro foi privatizado em 1998 e tem 54,4 km de extensão.
O metrô de São Paulo é operado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (CMPS), uma empresa de capital misto, com parcerias para expansão.
O metrô do Chile é operado pela estatal Metro S.A.
O metrô de Tóquio é operado por duas empresas, a Tokyo Metro (controlada pelo governo federal e a prefeitura da capital japonesa) e a Toei Subway, administrada pelo Tokyo Metropolitan Bureau of Transportation, uma agência do governo metropolitano de Tóquio.
+++Acompanhe as principais informações Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.