Até às 17h de ontem (15) foram entregues 1.050.023 declarações do Imposto de Renda 2023; Saiba detalhes e veja calendário de pagamento de restituição
Jean Albuquerque Publicado em 16/03/2023, às 15h48
O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda 2023 começou nesta quarta-feira (15) e vai até 31 de maio. A Receita Federal divulgou novas regras para a entrega de IR e anunciou o calendário de restituição para os contribuintes.
No primeiro dia de liberação da entrega, até ontem, até às 17h, foram entregues 1.050.023 declarações, quase dez vezes mais do que as 130.099 registradas no primeiro dia de envio em 2022.
As restituições começam a ser pagas em 31 de maio, sendo divida em cinco grupos mensais até 29 de setembro, determinado a partir da data de entrega da declaração.
Tradicionalmente recebem primeiro os idosos com idade superior ou igual a 80 anos, idosos a partir de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
No caso de atraso na entrega da declaração, será aplicado multa de 1% ao mês do calendário ou fração de atraso, que será calculada sobre o total do imposto devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e o valor máximo é equivalente a 20% do imposto devido.
+ Pronasci: saiba o que é e como funciona programa lançado pelo governo
Segundo a Receita, para este ano, o contribuinte que utilizar o modelo pré-preenchido ou optarem por receber o valor por meio da chave PIX, ao ser o CPF, terá prioridade no momento da restituição.
Para o Fisco, as duas modalidades de prioridade reduz os erros na declaração. Ao cidadão optar pelo PIX, não há necessidade de informar nenhum número bancário, apenas o CPF.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil