Depois de constantes adiamentos, departamento de comunicação do órgão informa que novo concurso, prometido inicialmente para setembro, só acontecerá no próximo ano
Redação Publicado em 06/12/2012, às 11h39
Os interessados em participar do próximo concurso para ingresso no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terão que esperar mais tempo. Inicialmente prevista para setembro, a abertura do concurso foi revista para dezembro e, agora, a informação disponibilizada pelo departamento de comunicação do órgão é de que o concurso só acontecerá em 2013. Isso porque no curso do segundo semestre, as prioridades da direção do órgão mudaram. Embora o edital já estivesse pronto desde meados de outubro, o aval para sua divulgação não saia por razões que não foram repassadas à imprensa.
O JC&E apurou que o departamento de recursos humanos do órgão está à frente de negociações internas com representantes de funcionários de diferentes classes do BNDES e, por isso, a publicação do edital entrou em modo de espera. Segundo o departamento de comunicação, no entanto, ainda é possível que o edital saia em 2012, mas é certo que a fase de inscrições só seria iniciada em 2013. A organização da seleção, como tradicionalmente ocorre nos concursos do BNDES, competirá à Fundação Cesgranrio.
As ofertas
Os destaques são os cargos de técnico administrativo e profissional básico de nível superior. Diferentemente do usual em termos de concursos do BNDES, todas as carreiras de nível superior estarão em disputa. Com ênfase para as áreas de administração de empresas, análise de sistemas, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, comunicação social, contabilidade, direito, economia, engenharia e psicologia.
Ainda que as remunerações não tenham sido confirmadas, elas devem girar entre R$ 4.088,42, para nível médio, e R$ 10.345, para nível superior.
O departamento de Recursos Humanos do órgão não detalhou o planejamento para composição do cadastro reserva, nem mesmo quantas oportunidades serão abertas, ou o cronograma para convocações, caso elas se provem necessárias.
Essas informações, no entanto, devem constar do edital. Na última seleção, realizada em 2011, foram disponibilizadas 270 vagas para formação de cadastro.
As vagas serão preferencialmente para o Rio de Janeiro, mas o BNDES costuma especificar em edital que os aprovados podem ser alocados em qualquer região do país e, até mesmo, no exterior.
Reinaldo Matheus Glioche/SP
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 1952, é uma empresa pública federal que representa, hoje, o principal instrumento de financiamento de longo prazo para realização de investimentos em todos os segmentos da economia, incluindo dimensões social, regional e ambiental. Se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequena e média empresas. O BNDES também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.