Concurso está em fase de escolha de organizadora. A oferta será de 40 vagas de nível superior, em dois cargos, ambos com inicial de R$ 4.200
Fernando Cezar Alves Publicado em 19/12/2013, às 15h53
O edital do concurso que será realizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) para o preenchimento de 40 vagas de nível superior deve ser divulgado até o final de janeiro, segundo informações obtidas junto a responsáveis pelo setor de recursos humanos do órgão. Do total de vaga, 20 serão para o cargo de bibliotecário e 20 para técnico em documentação. A remuneração inicial é de aproximadamente de R$ 4.200 para as duas carreiras. A lotação deverá ser no Rio de Janeiro.
O concurso vem sendo aguardado desde setembro, quando autorizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). A autorização determina um prazo de até seis meses para a realização do concurso, o que corresponde a março. Porém, de acordo com responsáveis pelo setor de recursos RH, o processo já está bastante adiantado e, no momento, a prioridade é definir a empresa ou fundação organizadora, que deverá ser confirmada no decorrer das próximas semanas.
Entre as responsabilidades da Biblioteca Nacional estão preservar, atualizar e divulgar uma coleção de mais de oito milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal.