Correios pedem autorização para mais de 13 mil vagas

Entre 9 mil e 10 mil oportunidades devem ser oferecidas em um novo edital, com previsão para o segundo semestre. A maior parte das vagas será para carreiras de nível médio

Redação   Publicado em 21/03/2012, às 12h11

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) pedido de abertura para mais de 13 mil vagas no seu quadro de pessoal. A expectativa é que entre 9 mil e 10 mil destas oportunidades sejam preenchidas por meio do próximo concurso.

Estão confirmadas oportunidades para as carreiras de carteiro, operador de triagem e transbordo (OTT) e atendente. Para concorrer a qualquer destes postos, os interessados devem possuir formação de nível médio completo. Não está descartada a oferta de postos para carreiras de nível superior.


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Os novos postos visam atender ao plano de expansão da empresa, por meio de abertura de novas agências ou ampliação do atendimento de unidades já existentes, e também repor postos vagos decorrentes de aposentadorias.

Segundo a empresa, ainda devem ser convocados entre três a quatro mil remanescentes do cadastro reserva do último concurso, realizado em 2011, que contou com 9.190 oportunidades imediatas – sendo que 9.160 já foram nomeados. O salário inicial para as carreiras de nível médio foi de R$ 807,29, além de benefícios de vale alimentação, vale transporte, auxílio creche, assistência médica e odontológica, plano de carreira e possibilidade de desenvolvimento profissional.

A expectativa da empresa é que, mediante o aval do Planejamento, o edital seja publicado no segundo semestre, com abrangência nacional.

Aline Viana

Sobre Correios

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663, com a criação do Correio-Mor no Rio de Janeiro, então capital da Colônia. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos. A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa.

Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família Sedex, serviço de encomendas expressas. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, os Correios iniciaram em 2011 um profundo processo de modernização. Com a sanção da Lei 12.490/11, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência. Com a nova lei, os Correios podem atuar no exterior e nos segmentos postais de serviços eletrônicos, financeiros e de logística integrada; constituir subsidiárias, adquirir controle ou participação acionária em empresas já estabelecidas e firmar parcerias comerciais que agreguem valor a sua marca e a sua rede de atendimento.

Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

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