Fundação Conesul já foi definida como a responsável pela próxima seleção.
Redação Publicado em 03/11/2009, às 14h14
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançará um novo edital em breve. A próxima seleção oferecerá oportunidades para o cargo de maquinista e será organizado pela Fundação Conesul.
A assessoria de comunicação da CPTM confirmou a realização do concurso, mas não informou o número de vagas que serão oferecidas.
Segundo a assessoria, o edital deverá ser publicado até a primeira quinzena de novembro.
Processos anteriores – A CPTM costuma abrir processos seletivos com frequência. Recentemente, foi lançado um concurso para 29 ofertas de trabalho, divididas entre as funções de agente de relacionamento (nível médio), analista de projetos e obras júnior e secretária de diretoria (nível superior). Também foi formado cadastro reserva (CR) para as três atividades.
Em 2005, a companhia organizou uma seleção para seis diferentes funções, incluindo a de maquinista. Para este cargo, foram oferecidas 36 chances imediatas e ainda formado cadastro reserva.
Para concorrer, os candidatos tinham que ter completado o ensino médio e possuir conhecimentos básicos de mecânica e eletricidade. Na época, o salário inicial correspondia a R$ 1.532,24 e, após a efetivação do funcionário, a remuneração sofria um pequeno reajuste e chegava a R$ 1.585,88.
Todos os inscritos enfrentaram prova objetiva de português, matemática e conhecimentos específicos de mecânica e eletricidade. Foram realizadas também as etapas de checagem de requisitos, avaliação de perfil profissional e entrevista técnica.
Atribuições – De acordo com o edital de 2005, cabe ao maquinista operar trem unidade e/ou locomotiva nas modalidades manual e semiautomático. Também compete a ele, realizar testes e manobras, fazer o controle de tráfego e das estações, entre outras funções.
Talita Fusco/SP
Veja também:
SPTuris: empresa já prepara sua próxima seleção
Autorizados: órgãos realizarão concursos com 392 vagas
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem hoje 270 Km de linhas e 94 estações operacionais, atende 23 municípios e se apresenta como a melhor alternativa para atenuar o problema da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.