Este ano, o Bacen pretende renovar a validade dos concursos para técnico, analista e procurador
Redação Publicado em 14/01/2011, às 15h07
O Banco Central (Bacen) divulgou esta semana, por meio de sua assessoria de imprensa, que deverá abrir novos concursos públicos para as carreiras de técnico, analista e procurador apenas em 2012. Hoje, o Bacen oferece salários entre R$ 4,9 mil e R$ 14,9 mil para carreiras de nível médio e superior.
Com o pedido de criação de 50% das vagas oferecidas nos últimos concursos sendo avaliado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o Bacen quer prorrogar a partir de abril a validade dos últimos concursos por um ano e com isso economizar recursos na contratação de servidores.
As novas oportunidades serão preenchidas pelos candidatos já aprovados nas últimas seleções. O Bacen liberou o número de candidatos que podem ser convocados nas três carreiras: há 20 vagas autorizadas para procurador e cerca de 60 candidatos aprovados; 350 vagas autorizadas para analista e aproximadamente 410 aprovados; e 150 vagas para técnico e cerca de 300 concurseiros aptos a assumir o cargo.
Saiba mais - Em 2009, o MPOG recebeu uma análise do Bacen solicitando novos concursos diante da perspectiva de centenas de servidores virem a se aposentar. De acordo com a assessoria de imprensa, cerca de 1.700 servidores reúnem condições de se aposentar até 2014. Um plano plurianual foi elaborado para que a substituição acontecesse gradativamente em quatro etapas. A primeira fase foi a publicação dos editais para 500 vagas de técnico e analista, em 2009.
“A reposição ocorrida com os últimos concursos trouxe apenas alívio temporário para as vagas existentes e as necessidades do banco. Serviu somente para minimizar as perdas mais recentes com as aposentadorias”, disse José Clóvis Dattoli, chefe do departamento de recursos humanos do Banco Central (BC).
Veja também:
Polícia Civil (SP)/ Edital para agente tem publicação iminente
Criado pela lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, o Banco Central do Brasil (Bacen) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente. Entre as suas atividades principais destacam-se: a condução das políticas monetária, cambial, de crédito, e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão do Sistema Financeiro Nacional (SFN); e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante. O Banco Central atua também como Secretaria-Executiva do Conselho Monetário Nacional (CMN) e torna públicas as resoluções do CMN. A sede do Bacen fica em Brasília e as unidades do banco estão localizadas nos municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).