CCJ do Senado aprova criação de 7 mil cargos federais

Vagas serão preenchidas pro meio de concurso público a partir de 2014. Projeto de lei, defendido por base governista, contempla áreas de ciência e tecnologia e órgãos reguladores

Reinaldo Matheus Glioche   Publicado em 18/04/2013, às 14h29

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) aprovou nesta quinta-feira (18) o projeto de lei oriundo da Câmara dos Deputados (PLC 126/2012) que cria cerca de 7 mil cargos públicos para serem preenchidos por meio de concurso público. O projeto havia sido retirado da pauta da comissão há cerca de três semanas, mas a bancada governista trabalhou para que voltasse à pauta.

A maioria dos cargos destina-se às áreas de ciência e tecnologia, infraestrutura e regulação. Como, por exemplo, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no Instituto Nacional de Propriedade industrial (Inpi), na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre outros órgãos e autarquias da administração federal.

Como o projeto não foi alterado, seguirá para o plenário da casa com requerimento solicitando votação em regime de urgência. Se aprovado, o texto será encaminhado para sanção da presidente Dilma Rousseff.