A realização do novo concurso público da Empresa Baiana de Água e Saneamento da Bahia já conta com dotação orçamentária para o preenchimento de 879 vagas em 2019, para diversos cargos
Fernando Cezar Alves Publicado em 15/05/2019, às 12h00
A Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento da Bahia) deve confirmar, em breve, o nome da banca organizadora do seu novo concurso público 2019. A seleção foi autorizada em 23 de abril, pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, e conta com dotação orçamentária, prevista pela lei 14.036, sancionada pelo governador Rui Costa em 20 de dezembro. Embora a distribuição de vagas por cargos ainda não esteja definida, a autorização confirma a oferta de 879 postos, conforme previsto no orçamento anual. Somente após a escolha da empresa poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.
O último concurso do órgão ocorreu em 2017. Na ocasião, a oferta foi de 600 vagas, distribuídas por diversos cargos, com oportunidades para quem possui níveis médio, técnico e superior. A banca organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
A seleção contou com vagas para as carreiras de agente operacional, operador de processos de água e de esgoto, agente administrativo, assistente de laboratório, técnico operacional – edificações, técnico em eletromecânica, analista de tecnologia da informação – desenvolvimento, contador/analista de gestão – ciências contábeis e engenheiro, nas áreas civil, produção civil, sanitária, sanitária ambiental e elétrica.
As provas objetivas foram compostas de temas sobre língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, noções de informática, noções de legislação, noções de administração pública, noções gerais da igualdade racial e de gênero, conhecimentos específicos e redação.
Embora o concurso tenha sido realizado há menos de dois anos, é importante ressaltar que o prazo de validade foi de seis meses, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período. Desta forma, já foi encerrado em dezembro de 2018, o que permite que ao menos parte dos cargos oferecidos possa ser novamente indicado na próxima seleção.
A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) é uma empresa brasileira de sociedade anônima (S.A), e atua como concessionária de serviços de saneamento básico de quase todo o estado da Bahia e pertencente ao governo estadual.
A empresa é a principal executora das ações em todo o estado, atendendo 366 municípios, cerca de 11,3 milhões de pessoas, com abastecimento de água e 103 municípios, cerca de 4,6 milhões de pessoas, com esgotamento sanitário.