Concurso CPTM SP já tem banca organizadora preliminarmente confirmada; saiba qual

Concurso CPTM SP (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) conta com previsão de novos editais para níveis fundamental, médio e superior

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 08/02/2022, às 15h38

Concurso CPTM: trem da CPTM Divulgação

O concurso CPTM SP (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo) já conta com banca organizadora preliminarmente definida. Após a retomada do processo licitatório e análise de propostas e documentos, na tarde desta terça-feira, 8 de fevereiro, foi confirmado o nome da empresa com melhor proposta aceita pela comissão responsável pelo processo. A escolhida é o Grupo Caetanno Projetos e Assessoria. No momento, a equipe de licitação aguarda o envio de documentos complementares de habilitação, por parte da empresa escolhida. Caso não apresentem nenhuma irregularidade, a empresa poderá ser anunciada, com possibilidade de recursos para as demais participantes. Caso não sejam apresentados ou sejam considerados improcedentes, o processo poderá ser concluído e o nome divulgado oficialmente.

A seleção será para provimento de vagas para diversos cargos, de níveis fundamental, médio e superior. Porém, de acordo com o projeto básico, nem todos serão oferecidos de uma só vez, mas por meio de divulgação de diversos certames, de acordo com as necessidades e condições orçamentárias da companhia.

De acordo com o edital de licitação, após a assinatura do contrato com a empresa, a expectativa é de que todos os certames sejam realizados dentro do prazo de validade da contratação, que será de até 30 meses, com possibilidade de prorrogação.

A expectativa é de que o concurso registre um total de 142.078 inscritos, distribuídos da seguinte forma:

Concurso CPTM SP: veja tabela de cargos previstos para contar na seleção, com respectivas exigências

Concurso CPTM SP: veja como serão as etapas da seleção

As etapas do Concurso CPTM SP compreendem:

De acordo com o edital da licitação, após o início de cada concurso, a expectativa é de que todos os procedimentos sejam realizados de um prazo de 100 dias.

Concurso CPTM SP: saiba como foram as últimas seleções

O últio concurso CPTM SP ocorreu em 2018, para o cargo de maquinista. O certame ainda se encontra em prazo de validade, uma vez que foi prorrogado até 5 de junho de 2022. Na ocasião, a oferta foi de apenas uma vaga imediata, além de formar cadastro reserva de pessoal.

Antes deste, o concuso anterior da CPTM ocorreu em 2017, quando foram oferecidas oito vagas imediatas para cargos de ensino fundamental e médio, com iniciais de até R$ 4.179,02. A banca, na ocasião, foi a RBO Concursos. Neste caso, a validade do certame já está encerrada, com possibilidade de nova oferta para os cargos na nova seleção.

No caso de ensino fundamental, a oferta foi de uma vaga para o cargo de agente de manutenção de via, com inicial de R$ 1.866,04, com jornada de 40 horas semanais.

Para ensino médio, as oportunidades foram para as carreiras de agente de manutenção civil nas áreas de pedreiro e encanador, ambos com inicial de R$ 2.166,94; agente de manutenção metalúrgico - soldador (com inicial de R$ 2.515,10); agente de serviços de operação (R$ 2.554,58), oficial de manutenção elétrica - eletricista e oficial de manutenção mecânica - mecânico (R$ 2.954,12) e técnico de manutenção , projetos e obras - modalidade técnico em edificações ou construção civil (R$ 4.179,02).

Na ocasião, o certame contou com nada menos do que 102.207 inscritos, distribuídos da seguinte forma:

Para todos os cargos, exceto para técnico em manutenção, a prova contou com 50 questões objetivas, da seguinte forma:

No caso de técnico em manutenção:

 

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Sobre CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem hoje 270 Km de linhas e 94 estações operacionais, atende 23 municípios e se apresenta como a melhor alternativa para atenuar o problema da mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.