Concurso Detran SP: concorrência deve superar 350 candidatos por vaga

Fundação Carlos Chagas (FCC) divulga total de inscritos no concurso Detran SP. Concorrência por vaga deve exigir boa preparação entre os candidatos.

Ricardo de Oliveira   Publicado em 19/06/2019, às 00h52 - Atualizado às 01h30

Agência do Detran SP - S.J Rio Preto

Foi divulgado, pela Fundação Carlos Chagas, o total de inscritos no concurso Detran SP 2019, que já encerrou as inscrições das 400 vagas para os cargos de Agente de Trânsito e Oficial de Trânsito. A remuneração pode variar conforme o cargo, podendo chegar a R$ 9.900,75.

As oportunidades no concurso Detran SP 2019 serão destinadas para a capital e cidades das regiões de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Mogi Guaçu, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Marília, Araçatuba, Presidente Prudente, Franca, Botucatu, Fernandópolis, Barretos, Itapeva e Registro.

Para agente, as opções também serão por regionais, incluindo capital, Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Baixada Santista, São José do Rio Preto, Bauru, Ararquara, Marília, Mogi Guaçu, Botucatu, Fernandópolis, Itapeva, Araçatuba, Presidente Prudente, Franca, Barretos e Registro.

O número de inscritos, divulgado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), mostra que 150.545 candidatos se inscreveram para o concurso Detran SP, sendo 74.301 para Oficial de Trânsito e 76.244 para Agente de Trânsito. O certame também soma 1.218 candidatos inscritos para vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais (deficientes físicos). Dessa forma, a concorrência deve superar os 350 candidatos por vaga, para ambos os cargos.

As provas objetivas e discursivas, de acordo com o edital publicado, devem ocorrer no dia 7 de julho. 

Provas do concurso Detran SP

Para o cargo de Agente Estadual de Trânsito a prova será composta por:

A prova de conhecimentos gerais tem peso 1 e, conhecimentos específicos, peso 3.
Caso o candidato zere em alguma disciplina, ele deverá ser automaticamente eliminado, conforme regras estabelecidas no edital.

Já para o cargo de Oficial Estadual de Trânsito, o exame irá exigir:

A disciplina de Legislação de Trânsito corresponde a 60 pontos, ou seja, representa 50% da prova, uma vez que o exame tem 120 pontos em disputa.

Horários de aplicação das provas


Oficial de Trânsito: 07:30AM (Manhã)
Horário de Fechamento dos Portões: 8AM
Duração total das Provas: 4:30H

Agente de Trânsito: 14:00PM (Tarde)
Horário de Fechamento dos Portões: 14:30PM
Duração total das Provas: 4:30H

Leia também

Concurso Bacen (Banco Central): autonomia do órgão será votada hoje (22)
Concurso INSS: após audiência, autorização pode ser agilizada
Concurso Detran SP: saiu resultado final para oficial e agente
Concurso IBGE 2019: divulgado gabarito para analista censitário
Concurso TJ SP para escrevente: novo edital é aguardado para suprir defasagem

Sobre Detran SP - Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) é uma autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Governo. Trata-se do maior órgão executivo de trânsito da América Latina, com atendimento nos 645 municípios paulistas, onde estão registrados 24 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 30 milhões de veículos.

O Detran SP é responsável por planejar, coordenar, executar e controlar os serviços relacionados a documentação de veículos e habilitação de motoristas, além de promover ações de educação e segurança no trânsito, gerir o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem, suspensão e cassação dos condutores e fiscalização de infrações específicas.

Sobre FCC - Fundação Carlos Chagas

Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.