Concurso Detran SP terá provas para 400 vagas em julho

Avaliações objetiva e discursiva estão agendadas para o dia 7. Concurso Detran SP 2019 (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) conta com 200 chances para oficial e outras 200 para agente

Redação   Publicado em 20/05/2019, às 14h39

Divulgação

Ocorrem em 7 de julho as provas do concurso Detran SP 2019 (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) destinado a preencher 400 vagas de oficial e agente distribuídas entre a capital e outras 223 cidades da região metropolitana, interior e litoral.

O processo seletivo terá avaliações objetiva e discursiva. A primeira trará 60 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de uma redação contendo de 20 a 30 linhas.

Os exames abordarão língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática, direito constitucional, direito administrativo, Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito.

Além da capital, haverá aplicação em Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Marília, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

O gabarito preliminar e o caderno de questões poderão ser consultados no site da organizadora a partir das 17h de 8 de julho. Já a divulgação do resultado provisório está prevista para 28 de agosto.

Vagas no concurso Detran SP 2019

Estão em disputa 200 oportunidades para oficial estadual de trânsito e 200 para agente estadual de trânsito, com exigência de ensino médio e superior, respectivamente. 

No caso de agente, os interessados devem possuir formação em qualquer área de nível superior, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir da categoria "B".

As remunerações iniciais são de R$ 1.863 para oficial e R$ 4.657,50 para agente, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

• APOSTILAS OFICIAL E AGENTE ESTADUAL DE TRÂNSITO
• CURSO OFICIAL E AGENTE ESTADUAL DE TRÂNSITO.

O que fazem os agentes e oficiais do Detran SP

De acordo com o edital do concurso Detran SP 2019, estão entre as funções dos cargos: 

Quais as cidades com vagas no concurso Detran SP

As oportunidades no concurso Detran SP 2019 serão destinadas para a capital e cidades das regiões de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Mogi Guaçu, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Marília, Araçatuba, Presidente Prudente, Franca, Botucatu, Fernandópolis, Barretos, Itapeva e Registro.

Para agente, as opções também serão por regionais, incluindo capital, Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Baixada Santista, São José do Rio Preto, Bauru, Ararquara, Marília, Mogi Guaçu, Botucatu, Fernandópolis, Itapeva, Araçatuba, Presidente Prudente, Franca, Barretos e Registro. 

O que estudar para as provas do concurso Detran SP

Dicas de direito administrativo 

O professor de Direito Administrativo do Alfacon Concursos Públicos, Thállius Moraes, graduado em Direito, com Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho e também concursado no cargo de Oficial de Justiça Avaliador Federal no TRT - 9ª Região, preparou algumas dicas para a matéria de direito administrativo, que será cobrada nesta prova do concurso Detran SP.

Poder hierárquico: é a subordinação entre órgãos e agentes sempre dentro da estrutura da mesma pessoa jurídica.

Poder disciplinar: é a aplicação de penalidades à servidores e à particulares que possuam algum vínculo jurídico com a administração pública.

Poder de polícia: é o poder que possui a administração de limitar e condicionar a forma pela qual os particulares irão exercer seus direitos, bens e liberdades, objetivando a proteção do interesse público.


•    Atributos do Poder de Polícia


Discricionariedade: o poder de polícia em regra é discricionário, pois dá margem de liberdade dentro dos parâmetros legais ao administrador público para agir, contudo, se a lei exigir o poder de polícia pode ser vinculado.

Autoexecutoriedade: a administração pode executar diretamente suas decisões, sem precisar de intervenção judicial (mas nem todos atos possuem esse atributo, como a multa, por exemplo).

Coercibilidade: as determinações da administração podem ser impostas coercitivamente ao administrado, ou seja, o particular é obrigado a observar os ditames da administração, independentemente de sua anuência.
 

Leia também

Concurso INSS: após audiência, autorização pode ser agilizada
Concurso Banco do Brasil: novo edital em pauta
Correios entram em greve e privatização está próxima de acontecer
Concurso IBGE 2019: saiu resultado final para 209 vagas
Concurso Sorocaba SP 2019: definida banca para 50 guardas municipais
Concurso PRF: após ação do MPF, banca amplia número de candidatos negros convocados
Concurso Receita Federal: defasagem do órgão pode acelerar novo edital
Delegado: saiu convocação para prova oral do concurso PC SP

Sobre Detran SP - Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) é uma autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Governo. Trata-se do maior órgão executivo de trânsito da América Latina, com atendimento nos 645 municípios paulistas, onde estão registrados 24 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 30 milhões de veículos.

O Detran SP é responsável por planejar, coordenar, executar e controlar os serviços relacionados a documentação de veículos e habilitação de motoristas, além de promover ações de educação e segurança no trânsito, gerir o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem, suspensão e cassação dos condutores e fiscalização de infrações específicas.

Sobre FCC - Fundação Carlos Chagas

Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, a Fundação Carlos Chagas (FCC) concentra suas atividades em duas grandes áreas: pesquisa/educação e organização de concursos/processos seletivos. A banca pode ser contatada pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.