Com salário inicial de R$ 6 mil, concurso para escrevente do TJ SP foi disputado por mais de 233 mil pessoas. Processo seletivo teve provas objetiva e prática
Redação | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 29/08/2019, às 15h02 - Atualizado às 15h10
O concurso para escrevente do TJ SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), homologado em 11 de dezembro de 2017, foi prorrogado novamente e agora terá validade até 2020.
Conforme divulgado no site do órgão, o certame foi prorrogado por igual período até 10/12/19, porém, com a decisão tomada em 15 de agosto, publicada no Diário da Justiça Eletrônico, o prazo de validade segue até 10/12/20.
Vale lembrar que o edital ofereceu 590 vagas distribuídas entre as 1ª e 4ª Regiões. Além da cidade de São Paulo, as ofertas ficaram nas Circunscrições Judiciárias com sede em Campinas, Jundiaí, Bragança Paulista, Mogi Mirim, Rio Claro, Limeira, Pirassununga, Piracicaba, São João da Boa Vista, Americana, Amparo, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Itapecerica da Serra.
Destinado a preencher postos de nível médio na 1ª e na 4ª Regiões Administrativas Judiciárias, o certame registrou 233.437 inscritos, gerando uma concorrência média de 395 participantes por vaga. A carreira paga R$ 6.025,76.
O tribunal divulgou que ainda restam 14 vagas a serem preenchidas, entretanto, há 2.537 candidatos habilitados e que remanescem sem nomeação. "O edital do concurso prevê que poderão ser abrangidos os cargos vagos que vierem a ser criados no decorrer da validade do concurso, dependendo do interesse do serviço e da disponibilidade orçamentária", segundo mostra no site.
Os inscritos no concurso do TJ SP foram submetidos, em 2 de julho, a uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha, que abordaram conteúdos de língua portuguesa; direito penal, processual penal, processual civil, constitucional, administrativo, normas da CGJ; atualidades, informática, raciocínio lógico e matemática.
Na segunda etapa, os candidatos convocados realizaram teste prático, entre setembro e outubro. O exame envolveu duas atividades: digitação e formação de texto no Microsoft Word 2010.
Das 590 vagas ofertadas no concurso para escrevente do TJ SP, 400 são para a cidade de São Paulo. As demais estão distribuídas entre as seguintes Circunscrições Judiciárias: São Bernardo do Campo e Diadema (10 postos); Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul (10); Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira e Santana de Parnaíba (10); Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel (10); Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano (10); Itapecerica da Serra, Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapevi, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista (10); Campinas, Cosmópolis, Paulínia, Valinhos e Vila Mimosa - Foro Regional (30 vagas); Jundiaí, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Itupeva, Louveira, Várzea Paulista e Vinhedo (10); Bragança Paulista, Atibaia, Jarinu, Nazaré Paulista, Pinhalzinho e Piracaia (10); Mogi Mirim, Artur Nogueira, Conchal, Itapira e Mogi Guaçu (10); Rio Claro, Brotas e Itirapina (10); Limeira, Araras e Cordeirópolis (10); Pirassununga, Leme, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro (10); Piracicaba, Capivari, Cerquilho, Laranjal Paulista, Monte Mor, Rio das Pedras, São Pedro e Tietê (10); São João da Boa Vista, Aguaí, Espírito Santo do Pinhal e Vargem Grande do Sul (10); Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré (10); e Amparo, Águas de Lindoia, Jaguariúna, Pedreira, Serra Negra e Socorro (10).
+ Um novo concurso TJ SP não deve demorar para ser lançado em breve, o JC Concursos acompanha todas as novidades na página deste certame.
concursos concursos publicos concursos sp (são paulo) provas anterioresO Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) é um órgão do Poder Judiciário de São Paulo, com sede na capital e jurisdição em todo o território estadual.
É constituído por 56 Circunscrições Judiciárias (CJ) pelo interior do estado e conta com 360 desembargadores, sendo considerado o maior tribunal do mundo. Se forem considerados, além dos desembargadores, os juízes substitutos em segundo grau e os juízes convocados, a quantidade de julgadores chega a 729.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.