Concurso TST: assinado contrato com banca organizadora e edital já pode sair

Concurso TST (Tribunal Superior do Trabalho) será para a carreira de juiz substituto do trabalho; nível superior em direito e R$ 32 mil

Fernando Cezar Alves   Publicado em 09/11/2022, às 11h22 - Atualizado às 14h14

Concurso TST: sede do TST: divulgação

O edital do novo concurso TST unificado (Tribunal Superior do Trabalho) já pode ser publicado. Acontece que o último entrave para o início da seleção foi superado na última terça-feira, 8 de novembro, com a assinatura do contrato com a banca organizadora, que será a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O nome da empresa já havia sido anunciado em 25 de outubro. O extrato de contrato com a empresa ainda deve ser publicado no diário oficial, no decorrer dos próximos dias. No entanto, a assinatura foi anunciada por meio de nota divulgada na página eletrônica do órgão. Os interessados devem ficar atentos.

Embora o TST ainda não tenha divulgado a oferta de vagas no certame, que será para o cargo de juiz substituto do trabalho em todo o país, o órgão confirma que existem aproximadamente 300 vagas em aberto. “A Justiça do Trabalho é o ramo do Poder Judiciário que mais concilia. Cerca de 40% dos processos são solucionados por meio da conciliação”, afirmou. “Isso requer dos magistrados habilidade para essa característica que está no DNA da Justiça Trabalhista, que é a mediação”, disse o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, ministro Lelio Bentes Corrêa.

Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito,com pelo menos três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial da categoria é de R$ 32.004,65.

Concurso TST: veja levantamento de vagas em aberto

Atualmente, a necessidade de vagas de juiz nos diversos tribunais é a seguinte:

Saiba como foi a última seleção

O primeiro concurso TST unificado ocorreu em 2017 e contou com uma oferta de 137 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat)

A seleção foi composta de cinco fases, da seguinte forma:

A parte objetiva contou com 100 questões, distribuídas por três blocos, da seguinte forma:

Bloco I - 30 questões sobre:

Bloco II - 40 questões:

Bloco III - 30 questões:

   

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores