Concursos: conheça as melhores cidades para mirar a aprovação

Em tempos de escassez de editais de órgãos federais e estaduais, concurseiros têm buscado cada vez mais concursos de âmbito municipal. Veja as 10 melhores cidades para se viver no Brasil

Redação   Publicado em 03/12/2019, às 15h22

Divulgação

Em tempos de escassez de concursos federais e estaduais, muitos concurseiros têm buscado uma oportunidade de ingressar na carreira pública por meio de seleções municipais, abertas por Prefeituras, Câmaras, Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE), entre outros órgãos.

Embora os salários não sejam tão altos quanto os oferecidos por cargos de outras esferas, a maioria dos concursos de âmbito municipal garante a tão almejada estabilidade profissional, por meio de contratação sob o regime estatutário.

Como cada cidade conta com apenas uma Prefeitura, uma Câmara e um SAAE, muita gente não se restringe apenas aos órgãos de seu próprio município, buscando oportunidades principalmente em cidades vizinhas. Entretanto, há aqueles também que se predispõe a mudar para municípios mais distantes, às vezes até em outros Estados.

Você pode estar se perguntando: até que ponto vale a pena mudar para determinada cidade apenas por causa do emprego? A qualidade de vida - determinada pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) - é um dos principais indicadores de que a cidade apresenta boas condições para se viver.

Para auxiliar aqueles que estão pensando em buscar uma oportunidade longe de casa, separamos as 10 melhores cidades para se viver no Brasil:

10. Jundiaí (SP)

A apenas 57 km da capital paulista, a cidade de Jundiaí está localizada a uma altitude de 762 metros no interior do Estado de São Paulo. Ela conta com uma população de 409.497 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2017, e expectativa de vida de 76,94 anos, estando em 11° lugar no ranking de IDH da ONU.

De acordo com uma pesquisa de 2013 realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Jundiaí é a nona cidade do Brasil com maior qualidade de vida.

O município tem mais de 23 mil estabelecimentos nos setores de serviços, comércio, indústria e agropecuária. Na área rural, possui em seu roteiro turístico um circuito de adegas. Também apresenta muitos equipamentos culturais, o que inclui 11 museus e 12 parques ou jardins botânicos.

Confira os concursos na cidade de Jundiaí SP

9. Valinhos (SP)

Também no Estado de São Paulo, o município de Valinhos está situado na Região Metropolitana de Campinas e ocupa o 12° lugar no ranking da ONU, com um índice total de 0,819.

A cidade possui uma população de 122.163 habitantes, cuja expectativa de vida é de 76,01 anos, e tem como principais atividades econômicas os serviços, a indústria, a agropecuária e, mais recentemente, o agroturismo. É também conhecida pelas belezas naturais, como cascatas e matas nativas.

Confira os concursos na cidade de Valinhos SP

8. Curitiba (PR)

Curitiba é a terceira capital estadual no ranking da ONU, em décima posição e com índice total de 0,823. Em 2016, o IBGE estimou a população da cidade em 1.893.997 habitantes, com expectativa de vida de 76,3 anos.

Curitiba é internacionalmente conhecida por suas inovações urbanísticas e cuidados com o meio-ambiente. Além disso, serviços, comércio e indústria são as principais atividades econômicas de Curitiba, que também possui agitada vida cultural e noturna, nos quais destacam-se equipamentos culturais, como o Museu Oscar Niemeyer, e eventos como o Festival de Teatro de Curitiba.

Confira os concursos na cidade de Curitiba PR

7. Brasília (DF)

A capital federal aparece na nona posição da lista da ONU, com pontuação de 0,824. A expectativa de vida local é de 77,35 anos e a população estimada pelo IBGE em 2016 era 2.977.216 habitantes.

Brasília tem o maior PIB per capita entre as capitais brasileiras. Ela abriga os três poderes da República e é famosa pelo seu projeto arquitetônico, tendo sido classificada como patrimônio cultural pela Unesco.

Embora seja uma cidade administrativa, ela conta com uma diversificada vida cultural e artística e promove tanto o turismo cívico quanto o ecoturismo.

Confira os concursos na cidade de Brasília DF

6. Niterói (RJ)

Niterói tem o sétimo IDH entre os municípios brasileiros e o maior do Estado do Rio de Janeiro, com índice total é 0,837. Sua população estimada pelo IBGE em 2016 era de 499.479 habitantes e expectativa de vida de 76,23 anos.

A cidade litorânea tem a maior renda per capita domiciliar do Brasil, informou o IBGE, sendo que turismo, comércio e serviços são suas principais atividades econômicas. Ela ainda conta com locais históricos, como fortes, fortalezas e vilarejos, além de centros culturais modernos, como o Museu de Arte Contemporânea e a Fundação Oscar Niemeyer. Em beleza natural, destacam-se as praias oceânicas, pedras e parques nacionais e estaduais.

Confira os concursos na cidade de Niterói RJ

5. Santos (SP)

Santos é o maior município do litoral paulista e abriga o maior porto da América Latina, de onde vem sua principal força econômica, através do turismo, pesca e comércio. A cidade apresenta índice de IDH total de 0,840

Em 2010, Santos possuía uma população estimada de 419.400 habitantes, segundo o IBGE, com expectativa de vida de 76,13 anos.

A cidade conta com sete quilômetros de praia com projeto paisagístico e tem uma vida noturna agitada, com restaurantes, teatros e outros eventos culturais.

Confira os concursos na cidade de Santos SP

4. Vitória (ES)

Assim como Florianópolis, Vitória é uma capital que se localiza em uma ilha. Ela ocupa o quarto lugar no ranking de IDH da ONU, empatada com Balneário Camboriú. Com população de 363.140 habitantes, segundo estimativa feito pelo IBGE em 2017, e expectativa de vida de 76,28 anos, o município conquistou a pontuação geral de 0,845,

Entre as atrações naturais da cidade estão nove parques municipais e diversas praias, como a de Camburi, com seis quilômetros de extensão.

Confira os concursos na cidade de Vitória ES

3. Balneário Camboriú (SC)

Dona de manifestações tradicionais e culinária particular, a cidade de Balneário Camboriú, também localizada no Estado de Santa Catarina, possui IDH total de 0,845 no ranking de qualidade de vida.

O município, que conta com 124.557 habitantes segundo estimativa feita pelo IBGE em 2014, conta com intenso turismo vindo do Paraná, Rio Grande do Sul, Argentina, Uruguai e Chile. 

Confira os concursos na cidade de Balneário Camboriú

2. Florianópolis (SC)

Florianópolis é a primeira capital brasileira do ranking de IDH da ONU, com IDH de 0.847 e população estimada em 469.690 habitantes em 2015, cuja expectativa de vida é de 77,35 anos.

Os principais alicerces da economia do município são: tecnologia da informação, o turismo e os serviços. Com 42 lindas praias e pontos repletos de história e tradições locais, o turismo também aparece como um forte impulso econômico.

Confira os concursos na cidade de Florianópolis SC

1. São Caetano do Sul (SP)

A primeira colocada no ranking da ONU de cidades brasileiras, São Caetano do Sul aparece com o mais alto IDH (0,862). O município conta com uma população estimada de 158.825 mil habitantes (2016) e expectativa de vida de 78,2 anos (IDH 0,887).

A economia de São Caetano do Sul, como todas as cidades do ABC paulista, é marcada pelo comércio e pela indústria, sobretudo a automobilística. Apesar disso, a cidade possui bastante natureza espalhada por seus sete parques municipais.

Confira os concursos na cidade de São Caetano do Sul SP

concursos publicos

Leia também

Saiba quais são os dilemas de um concurseiro
Como evitar o branco na hora da prova? Aprenda técnicas para exercitar a memória
Quanto custa se preparar para um concurso público?
Será que vale a pena prestar esse concurso?
Qual o seu limite?