Crase: dicas de quando e como usar

Confira dicas para aprender a utilizar a crase (acento grave) e não errar mais em questões de provas de língua portuguesa

Sandra Ceraldi   Publicado em 23/07/2019, às 15h59

None

O acento denotativo grave, também conhecido como crase (`), que demarca a exigência da preposição (a) do termo regente e o aceite do artigo (a) no termo regido demonstra a relação de regência de forma explícita. 

Veja os exemplos abaixo:

Eu obedeço ao professor.

Termo regente: obedeço a quem?

Termo regido: ao professor.

Então, diante do feminino, a mesma relação ocorre:

Eu obedeço à professora.

Termo regente: obedeço a quem?

Termo regido: a professora.

Assim, a crase é a fusão da preposição “a” e do artigo definido feminino, singular ou plural (“a” ou “as”), daí se tem crase no singular ou crase no plural.

A relação da regência deve ser observada, pois só ocorrerá a incidência de crase (acento grave) se o termo regente (verbo ou nome) exigir a preposição “a” e o termo regido (objeto ou complemento nominal) aceitar o artigo “a” ou “as”.

Veja algumas regras de uso da crase:

Veja algumas regras de não uso:

Bons estudos!

Professora Sandra Ceraldi Carrasco é consultora,especialista em língua portuguesa e autora de livros e periódicos na área. Há mais de 20 anos ministra cursos e palestras com índice recorde de aprovação.Seu mais recente trabalho aborda de forma prática o Acordo Ortográfico.Atualmente é coordenadora de cursos e professora de redação oficial da Academia de Polícia de São Paulo. Contato: professora.sandracarrasco@uol.com.br

Leia também

Segue anexo ou segue em anexo? Aprenda como escrever no e-mail
Cinco dicas para o dia da prova
5 dicas para fugir das pegadinhas em provas de português
Entender sim, decorar não: saiba como aprender de verdade a gramática
Conceitos básicos de sintaxe