Oportunidades serão para diversos cargos, com remunerações iniciais de até R$ 3,5 mil. Edital em breve
A Prefeitura de Jacareí, na região do Vale do Paraíba Paulista, localizada a apenas 82 km da capital de São Paulo, já definiu o nome da banca organizadora do seu novo concurso Prefeitura de Jacareí SP para o preenchimento de 90 vagas em seu quadro de pessoal. A escolhida, pelo critério de pregão presencial, é a SH Dias Consultoria e Assessoria. Com isto, a publicação do edital de abertura de inscrições pode ocorrer já nos próximos dias.
Do total de oportunidades, 77 são para cargos com exigência de ensino médio e 23 para quem possui nível superior, com remunerações iniciais de até R$ 3.527,89, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para todas as opções.
Concurso Prefeitura de Jacareí SP - cargos
Ensino Médio
Quem possui ensino médio poderá concorrer aos cargos de agente de desenvolvimento infantil (com 75 vagas e remuneração inicial de R$ 1.654,28) e fiscal ambiental (2, com qualificação técnica em gestão ambiental, técnico florestal ou técnico em meio ambiente e carteira de habilitação “B”, R$ 1.654,28).
Nível Superior
No caso de nível superior, as oportunidades serão para as carreiras de executivo público (20 vagas, com formação em direito, administração, contabilidade, economia ou gestão pública, R$ 3.527,89), geólogo (1, com registro no conselho, R$ 3.527,89) e engenheiro ambiental (2, com registro no conselho, R$ 3.527,89).
De acordo com o edital de licitação, a publicação do edital deve ocorrer 18 dias após a assinatura do contrato com a banca escolhida. O prazo de inscrições será de 20 dias e a aplicação dos exames deve ocorrer 30 dias após o atendimento.
O concurso Prefeitura de Jacareí SP contará com provas objetivas, além de avaliação de aptidão física somente para o cargo de agente de desenvolvimento infantil.
Veja, a seguir, as atribuições de cada cargo:
FISCAL AMBIENTAL
Descrição das atribuições:
- Atuar na fiscalização do município para atendimento de denúncias ambientais;
- Realizar lavratura de autos de notificação e de infração;
- Realizar vistorias;
- Elaborar relatórios das vistorias;
- Articular-se com fiscais de outras áreas, bem como com as forças de policiamento, sempre que necessário;
- Desempenhar outras tarefas que, por suas características, se incluam na sua esfera de competência.
GEÓLOGO
Descrição Sumária Das Atribuições:
- Aplicar a legislação ambiental e os procedimentos legais e administrativos pertinentes;
- Realizar levantamentos, vistorias e avaliações ambientais;
- Analisar caracterizações geológicas e mapas temáticos;
- Inspecionar avaliar e emitir relatórios sobre a contaminação do solo e de águas subterrâneas;
- Analisar projetos de disposição de resíduos sólidos urbanos no que se refere aos aspectos - geológicos, hidrogeológicos e geotécnicos do meio físico;
- Analisar e interpretar relatórios com dados ambientais do solo e de águas subterrâneas;
- Avaliar projetos de recuperação em áreas contaminadas;
- Desenvolver critérios para proteção da qualidade de solos e de águas subterrâneas do município;
- Realizar levantamentos geofísicos e geoquímicos;
- Planejar amostragens de solos e águas subterrâneas;
- Avaliar programas de compensação e gestão ambiental, especialmente aqueles relacionados com controle de erosão, recuperação de áreas degradadas, minimização das interferências nas águas subterrâneas, monitoramento hidrogeológico; realizar vistorias em campo;
- Elaborar pareceres técnicos e relatórios;
- Desenvolver outras atividades pertinentes e necessárias ao desempenho das funções do cargo.
EXECUTIVO PÚBLICO
Descrição Das Atribuições:
- Prover no nível organizacional de sua atuação o aporte técnico e metodológico para o desenvolvimento e continuidade das ações de serviço público;
- Prestar assistência ao respectivo dirigente na execução de atividades técnicas do órgão;
- Elaborar e/ou participar da elaboração, implementação, supervisão, coordenação, execução e monitoramento de políticas públicas: planos, programas e projetos;
- Elaborar e/ou participar da elaboração, implementação, supervisão, coordenação, execução e monitoramento do orçamento;
- Elaborar e/ou coordenar a elaboração de projetos básicos, executivos, memoriais descritivos e gerenciar o seu cumprimento;
- Elaborar diagnóstico e propor medidas para a solução de problemas identificados;
- Produzir informações gerenciais que sirvam de base à tomada de decisões e ao planejamento das atividades do órgão;
- Orientar a execução de projetos específicos e a elaboração de normas e manuais de procedimentos;
- Realizar estudos e desenvolver outras atividades que se caracterizam como de apoio técnico à execução, acompanhamento, controle e avaliação das atribuições próprias do órgão;
- Realizar estudos para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação e controle das atividades, planos e programas da respectiva unidade;
- Elaborar e implantar sistemas de acompanhamento e controle das atividades do órgão, visando à avaliação de sua eficiência e eficácia;
- Realizar estudos e pesquisas para permanente atualização dos métodos e técnicas utilizadas;
- Elaborar e/ou rever minutas de anteprojeto de lei e de decreto e outros atos administrativos de conteúdo normativo;
- Prestar orientação técnica às unidades integrantes da estrutura do órgão;
- Emitir pareceres técnicos, responder a consultas formuladas e elaborar relatórios;
- Opinar conclusivamente em assuntos relativos à respectiva área de atuação;
- Promover intercâmbio de dados e informações;
- Executar outras tarefas afins determinadas pela Direção do orgão.
AGENTE DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATRIBUIÇÕES:
Atender às necessidades das crianças matriculadas na rede municipal de ensino em todos os aspectos, contribuindo para seu pleno desenvolvimento social, emocional, saúde e higiene.
Descrição Das Atribuições:
- atender as crianças em horários de entrada e saída do período, nos intervalos das aulas , recreio e refeições, na higiene pessoal e na locomoção, sempre que for necessário, nos horários estabelecidos pela direção, e em projetos da Secretaria Municipal de Educação;
- manter a organização da sala e higiene dos materiais, brinquedos e equipamentos;
- zelar pela segurança, bem-estar e higienização das crianças, de acordo com rotinas estabelecidas;
- observar rigorosamente as determinações e informações da direção sobre comportamento e problemas de saúde das crianças sob sua responsabilidade, seguindo as orientações das mães ou responsáveis;
- administrar e auxiliar na alimentação das crianças, acompanhar e assegurar o êxito da alimentação como parte do processo de desenvolvimento;
- proporcionar ambiente e condições físicas adequadas ao sono e repouso das crianças;
- manter a equipe informada sobre as ocorrências, problemas detectados e eventuais enfermidades;
- comunicar toda e qualquer irregularidade que tiver conhecimento;
- proporcionar atividades para integração e desenvolvimento das crianças, tais como música, brincadeiras, histórias e atividades lúdicas e de recreação;
- recepcionar a comunidade escolar, pais e visitantes, encaminhando-os à direção;
- atender às solicitações de material escolar ou de assistência às crianças em suas atividades educativas;
- colaborar com o processo de inclusão da criança com necessidades especiais, orientar, proteger e cuidar para que ela permaneça ou transite com segurança nos diferentes espaços; cooperar no processo de integração e inserção desta no ambiente escolar;
- ter comprometimento contra qualquer preconceito ou discriminação que venha afetar a criança no âmbito escolar;
- prestar cuidados aos alunos com necessidades educacionais especiais;
- participar das reuniões de equipe, do planejamento, execução e avaliação do projeto político pedagógico da unidade escolar;
- desenvolver com as crianças as rotinas de atividades pedagógicas sob supervisão, orientação e coordenação do professor responsável;
- participar de cursos de formação profissional, sempre que solicitados pela Secretaria Municipal de Educação;
- executar quaisquer outras atividades típicas do cargo;
Prova anterior Prefeitura Jacareí (SP)
Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou dezenas de provas de Assistente Administrativo, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. Avalie se a organizadora será a mesma para o novo concurso Prefeitura Jacareí (SP).
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.