A Prefeitura de Goiânia recebe inscrições para seu processo seletivo inédito Projeto Talentos Gyn, que seleciona candidatos para cargos comissionados
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 01/04/2021, às 11h18 - Atualizado às 11h28
A Prefeitura de Goiânia GO recebe inscrições para seu processo seletivo inédito “Projeto Talentos Gyn”, que seleciona candidatos para 16 cargos comissionados em diversas áreas da administração pública. O objetivo do órgão é modernizar o modelo de contratação e gestão de pessoas. O prazo ficará aberto até dia 17 de abril.
As vagas da Prefeitura de Goiânia GO são para trabalhar no Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura de Goiânia para cargo de superintendência (1), coordenação (8) e implementação de gerência (7). De acordo com o projeto, essa forma de seleção faz parte de um modelo inédito aplicado em um órgão público de uma capital brasileira.
Os profissionais selecionados vão atuar nas áreas de Superintendência (Superintendência de Gestão de Prioridades); Coordenação (Chefia de Advocacia Setorial, Diretoria de Incubação e Iniciativas Prioritárias, Diretoria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Assessoria Técnica (Secretaria Executiva para Assuntos Sociais), Coordenador de unidade 1, Coordenador de unidade 2, Coordenador de unidade 3, Coordenador da unidade de Parcerias Público-Privadas); e Implementação (Gerência de Análise de Projetos, Gerência de Avaliação de Políticas Públicas, Gerência de Dados e Tecnologia, Gerência de Desenho de Iniciativas, Gerência de Modernização, Gerência de Pesquisa e Indicadores e Gerência de Secretaria Geral).
O diretor de projetos da Fundação Lemann, Weber Sutti, ressalta a importância da administração pública investir em pessoas qualificadas para ocupar cargos de liderança. “A gestão pública não existe sem pessoas. E é muito importante atrairmos profissionais preparados para garantir cada vez mais qualidade e eficiência aos serviços prestados para a sociedade”, diz ele, que representa a Vamos - Transformar Lideranças no Setor Público e no Terceiro Setor, parceria entre essas organizações, e responsável pela realização desta iniciativa.
“Trata-se de um processo seletivo transparente e estruturado que prioriza a construção de equipes diversas e competentes que atuem para a formulação de políticas públicas que representem as necessidades da sociedade, entregando um serviço de qualidade e com excelência no atendimento à população”, diz Gabriela Torquato, gerente de relações institucionais, comunicação e diversidade da Vetor Brasil, organização da sociedade civil parceira da Vamos para apoiar com aporte mercadológico.
O prefeito Rogério Cruz destacou ainda a importância do projeto para a sociedade. "A população merece todo melhor atendimento possível, e isso tem que ser a marca da Prefeitura Municipal de Goiânia", afirmou. Rogério ainda frisou ao secretário de Prioridades, durante a solenidade, sobre o espaço importante que está sendo aberto para 16 talentos da sociedade. "Você trabalha do lado do prefeito, para sempre apresentar o melhor, não para o prefeito, mas para a sociedade. Quero estar junto com você acompanhando de perto este processo, e quem sabe do Escritório estender para demais secretarias".
O processo da Prefeitura de Goiânia GO é composto por sete etapas, todas on-line, entre inscrição, testes, avaliações e entrevistas. A escolha dos finalistas será definida em uma entrevista com o governo. Os profissionais que ocuparão os cargos iniciarão as atividades em junho deste ano e deverão colaborar para o monitoramento e avaliação de políticas públicas, gerenciando a carteira de projetos estratégicos do município, colaborando para a modernização, desburocratização e promoção da inovação nos serviços públicos e estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP) no âmbito do município, metas do Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura de Goiânia para tornar a capital do estado a melhor do país para se viver.
“Um processo seletivo aberto, como o Talentos Gyn, faz com que órgãos públicos consigam encontrar talentos na sociedade, experientes e preparados para entregar um serviço de qualidade para a nossa população, com a visão estratégica para facilitar processos e construir projetos que façam a diferença no dia a dia da nossa cidade. Essa é uma iniciativa piloto com Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura de Goiânia e com um potencial muito grande de expansão para outras secretarias”, explica José Frederico Lyra Netto - Secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas.
As inscrições para os cargos comissionados na Prefeitura de Goiânia GO devem ser efetuadas até o dia 17 de abril por profissionais de todo o Brasil, inclusive servidores públicos, no site www.goiania.go.gov.br/talentosgyn.
O Talentos Gyn é uma parceria com o Vamos - Transformar Lideranças no Setor Público e no Terceiro Setor, um grupo que reúne a Fundação Lemann, Instituto Humanize e Republica.org e visa a melhoria da gestão de pessoas no setor público.
concursos publicos concursos go (goiás) concursos 2023O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.