Cate atende 5,4 mil pessoas em busca do auxílio emergencial e seguro-desemprego

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o atendimento resultou em encaminhamento positivo para 49% das pessoas que foram em busca do auxílio emergencial

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 11/05/2020, às 13h44 - Atualizado às 13h54

Divulgação

A Prefeitura de São Paulo informou nesta segunda-feira, 11, que 5.417 pessoas já foram atendidas nas nove unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) para serviços de habilitação do seguro-desemprego e requerimento do auxilio emergencial do Governo Federal. O atendimento que foi retomado em 29 de abril tem o objetivo de ajudar a população que está com dificuldade de acessar estes benefícios.

"Entre as pessoas que foram em busca do seguro-desemprego, 95% delas saíram do Cate com o benefício habilitado. Dos 1.759 cidadãos que requereram o auxílio emergencial, 49% tiveram encaminhamento positivo, destes 14,5% já terão direito aos R$ 600 mensais e o restante segue em análise pela Caixa Econômica Federal", explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. "Mais de 36 mil agendamentos foram realizados até agora, o que demonstra que as pessoas estavam com dificuldades para realizar esses serviços", completa Aline Cardoso.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a solicitação do auxílio emergencial foi recusada para 8,4% das pessoas que não cumpriram os requisitos da Caixa Econômica Federal e 42,8% já tinham solicitado o auxílio, mas foram ao Cate para verificar se estava liberado o benefício ou para solucionar problemas do aplicativo Caixa Tem, serviço não executado pelo Cate. Já os 5% de solicitações de seguro-desemprego que não foram habilitados tiveram como problemas, principalmente, a documentação.

Para ser atendido, o agendamento é obrigatório e pode ser feito pela central 156 e pelo portal do serviço https://sp156.prefeitura.sp.gov.br, administrado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Dos mais de 36 mil agendamentos, a maioria optou pelo serviço telefônico para marcar hora, dia e unidade mais próxima de sua casa.

Somente nos últimos dois dias foram atendidas 1.757 pessoas nos Cates. Por volta de 67% das pessoas que buscam o atendimento, recorrem para habilitar o seguro-desemprego ou resolver pendências que possam liberar o benefício. O auxílio emergencial ocupa o restante do atendimento.

Do total de atendidos, desde a reabertura dos nove Cates, a unidade de Interlagos já realizou 19,8% dos atendimentos, pouco mais de 1.000 pessoas. Na sequência, vem o Cate Itaquera com 14,4% dos atendimentos. "Priorizamos as unidades da periferia na reabertura para facilitar o deslocamento das pessoas pela cidade. Além disso, nossas equipes recepcionam o cidadão que está sem máscara, fornecendo um modelo descartável, além de limpar as mãos com álcool antes da entrada na unidade", complementa a secretária.

Nesta segunda-feira, 11, quatro novas unidades começaram a atender em Santana, Itaim Paulista, São Mateus e Jabaquara. O atendimento ocorre também por agendamento pela central 156 ou pelo portal do serviço. Com as novas quatro unidades haverá um aumento de 43% na capacidade de atendimento dos postos, passando para 2 mil pessoas por dia.

Cate Atendimento: Como agendar o atendimento

As pessoas que precisam habilitar o seguro-desemprego ou requerer o auxílio emergencial devem ligar para a central 156 da Prefeitura de São Paulo ou acessar a página principal do Portal SP156 no endereço https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. No uso por telefone, a gravação do serviço informa as opções 0-4-4-2 do ambiente eletrônico para ser direcionado para agendar o atendimento no Cate mais próximo de sua casa.

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Sobre Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.

Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.

O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.

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