Currículo para o primeiro emprego pode ser um pouco assustador, mas confira essas dicas de como fazer o seu
Victoria Batalha Publicado em 22/09/2022, às 07h34
Para ter experiência, é preciso ter o primeiro emprego. Porém, fazer um currículo sem experiências profissionais pode parecer desanimador quando se compara com outros candidatos. Mas não é algo que você deve se preocupar, existem métodos para fazer o seu primeiro currículo e torná-lo tão atraente quanto currículos cheios de experiências profissionais.
Foque em suas habilidades e qualidades, nas qualificações adquiridas até este momento, mas nada de exageros ou mentir, seja sincero em relação do que você é capaz e diga o que você é capaz de fazer ou como deseja essa vaga para ter o crescimento profissional que tanto sonha.
Ao fazer o primeiro currículo, ficam muitas dúvidas de quais informações colocar e quais não são relevantes.
Dados pessoais
Objetivo
Coloque nesta parte o seu objetivo profissional, a sua pretensão. O que você pretende alcançar como um profissional da área a qual escolheu atuar.
Experiências
Se não tenho experiência profissional, o que devo por em experiência? Tente colocar aqui alguma atividade que você fez na universidade ou durante a escola, que possa servir profissionalmente ou seja de interesse da vaga. Caso você não tenha, não precisa preencher. Pode pular.
Qualificação e formação acadêmica
Se você fez algum curso de graduação superior ou técnico. Se sabe falar algum idioma, ou fez algum curso como programação java, caso esteja tentando para alguma vaga de TI. Se tem conhecido do Pacote Office ou Adobe.
É importante lembrar que a formação acadêmica precisa colocar o nome da instituição.
Outra coisa importante é se preparar para a entrevista de emprego quando for chamado. E também aos poucos ir desenvolvendo suas soft skills, que é um ponto muito buscado e analisado ultimamente pelos recrutadores.
+++ Acompanhe as principais informações sobre processos seletivos no mercado de trabalho, na editoria de Empregos do JC Concursos.