Google oferece 120 mil bolsas para cursos profissionalizantes em tecnologia

Saiba como fazer um curso profissionalizante em tecnologia no Google e ainda ter certificados oficiais da empresa de tecnologia

Victor Meira   Publicado em 20/04/2023, às 18h21

Reprodução

O Google anunciou nesta quinta-feira (20) a doação de 120 mil bolsas para os Certificados Profissionais do Google, capacitações profissionais em tecnologia oferecidas pela empresa na plataforma de cursos online Coursera. 

As bolsas serão repassadas para o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Bettha.com, startup do grupo Cia de Talentos focada no desenvolvimento profissional e no aumento da empregabilidade, com apoio do Instituto Ser Mais, organização do mesmo ecossistema que trabalha com o público jovem em situação de vulnerabilidade social.

As bolsas serão destinadas a estudantes, aprendizes/estagiários e demais profissionais que estejam buscando recolocação no mercado de trabalho ou o primeiro emprego. Cada instituição, CIEE e Bettha.com, será responsável por selecionar os beneficiários, com foco na população socialmente mais vulnerável e em pessoas de grupos politicamente minorizados, como negras e negros, mulheres, comunidades indígenas e LGBTIQAP. 

As bolsas serão ofertadas tanto para alunos no ensino médio, na faculdade e também para as pessoas que já concluíram algum destes ciclos e procuram oportunidade de trabalho. 

+Reviravolta: Shein planeja fábrica no Brasil e gerar 100 mil empregos

O CIEE irá focar na distribuição entre jovens com idade entre 16 e 24 anos, ainda na escola ou faculdade, enquanto o Bettha.com buscará pessoas com mais de 25 anos que também estejam buscando emprego. As inscrições podem ser feitas pelo CIEE (neste link) ou pelo Bettha (neste link).

"Um dos propósitos do Google está no compartilhamento de conhecimento e no incentivo à educação, com foco especial para a formação de novos profissionais na área da tecnologia. Neste sentido, os Certificados Profissionais do Google desempenham um papel importante por serem cursos 100% online, desenvolvidos pelo próprio Google e que capacitam pessoas em habilidades e profissões com alta demanda, mesmo sem experiência prévia. Sabemos da demanda do mercado em profissionais qualificados nessa área e por isso entendemos a importância de investir na capacitação de jovens ou pessoas que queiram mudar de ramo para que se tornem profissionais de excelência", pontua Maia Mau, diretora de Marketing do Google Brasil.

+Ambev oferece curso gratuito para trabalhar na área de bares e restaurantes

Certificações do Google

As Certificações Profissionais do Google são uma parte essencial do programa Cresça com o Google, um projeto abrangente que oferece produtos, plataformas e serviços para ajudar indivíduos e pequenos negócios a se desenvolverem no mercado.

O objetivo principal é fornecer habilidades práticas e técnicas no mundo digital para capacitar pessoas e negócios, promovendo seu crescimento socioeconômico. Em parceria com o CIEE, o Google doou 30 mil vagas para a instituição em 2022, sendo a segunda vez que essa colaboração ocorre.

Participar dessa iniciativa vai além da formação teórica em tecnologia, pois proporciona aos jovens o desenvolvimento de habilidades em outras áreas de suas vidas. Ao perceberem as inúmeras oportunidades de crescimento nesse cenário, os estudantes também desenvolvem um senso de responsabilidade, comprometimento e postura profissional, qualidades essenciais para o sucesso em suas futuras carreiras, como destaca Renata Honda, supervisora do CIEE One. A experiência em recrutamento e seleção também mostra como essa jornada tem transformado e ampliado as possibilidades para esses jovens.

+Vedacit abre processo seletivo para vagas em Itatiba SP; saiba mais

Os quatro primeiros cursos com certificação profissional foram lançados pelo Google em português no início do ano passado e agora estão disponíveis com legendas. Eles abrangem as formações em Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design, e não exigem conhecimentos específicos anteriores, sendo voltados para aqueles que buscam o primeiro emprego, avançar na carreira ou uma nova oportunidade de trabalho.

O curso de Suporte de TI capacita os participantes a fornecerem suporte na área de tecnologia. Já o curso de Análise de Dados ensina os alunos a coletarem e organizarem estrategicamente informações para análise, contribuindo no processo de tomada de decisões. Os formados em Gestão de Projetos ficam preparados para definir planos, orientar colegas de equipe e gerenciar mudanças, riscos e partes interessadas durante o processo de entrega de produtos, serviços e outros resultados em uma empresa. E os inscritos no curso de UX Design estudam a interação dos usuários em sites, aplicativos e objetos físicos, com o objetivo de tornar essas experiências mais úteis, agradáveis e acessíveis.

+Estão abertas as inscrições para o processo seletivo B3

Os cursos são totalmente online e assíncronos, ou seja, possuem um cronograma flexível e a duração depende da disponibilidade do aluno. A carga horária pode variar de 140 a 200 horas, dependendo do curso, e todo o conteúdo fica gravado e disponível sob demanda. Esses cursos são preparatórios para áreas específicas de tecnologia e foram desenvolvidos para ajudar aqueles que buscam profissionalização e aprimoramento curricular em áreas de alta demanda no mercado de tecnologia.

Com abordagens objetivas e dinâmicas, as capacitações buscam preparar os participantes para o início imediato em vagas que exigem as habilidades estudadas, tornando seus currículos ainda mais competitivos.

+++Acompanhe as principais informações sobre Empregos, Estágio e Trainee no JC Concursos

Cursos Gratuitos Google
Sociedade Brasil