As mulheres vão atuar no reforço da aplicação dos protocolos sanitários e de distanciamento social nas unidades escolares
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 01/03/2021, às 11h48
Cerca de 3.156 mil mães selecionadas para o Programa Operação Trabalho - POT Volta às Aulas, da Prefeitura de São Paulo, começaram a trabalhar nesta segunda-feira, 1º de março, em mais de 1.500 escolas municipais da capital paulista. As mulheres vão atuar no reforço da aplicação dos protocolos sanitários e de distanciamento social nas unidades escolares.
Confira a lista de mães aprovadas para trabalhar nas escolas municipais e local de atendimento clicando aqui. O programa é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde.
“A partir de hoje as escolas municipais terão um reforço a mais com esse time de mães guardiãs. Além de terem a oportunidade de estar perto dos filhos e ajudarem outras mães nessa rede de proteção, as selecionadas também terão uma renda para garantir o sustento das famílias”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso
Ao todo, foram convocadas, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, 4.543 mulheres, destas 69% estão entre as mães aprovadas para o início do trabalho. O programa tem ainda 1.434 vagas não preenchidas pelo não comparecimento das candidatas ou por mulheres que não atenderam aos quesitos como estar desempregada há mais de quatro meses e receber nenhum tipo de benefício. As mulheres que faltaram na convocação ainda podem ir em um dos 13 postos do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreededorismo) em que estava agendada, entre 10h e 16h, com os seus documentos.
Durante seis meses, as mulheres estarão, junto com os educadores, na retaguarda das crianças, contribuindo com a manutenção da higiene e da segurança sanitária dos alunos, fazendo a aferição de temperatura e ajudando no monitoramento e sensibilização sobre prevenção à Covid-19 no ambiente escolar. Elas também ajudarão na limpeza e higienização dos equipamentos da Secretaria Municipal da Educação. As mães receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.155,00 para cumprir uma carga horária de seis horas por dia e 30 horas semanais
Liderado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde, o POT Volta às Aulas, conta com 4.590 vagas de trabalho na rede municipal de ensino para mães que vão atuar na orientação sobre os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19. Foram mais de 91 mil inscritas em dois dias de inscrições realizadas em 16 e 17 de fevereiro.
O programa abrange mulheres com idade entre 18 e 50 anos; moradoras da capital, desempregadas há mais de quatro meses e que não estão recebendo seguro-desemprego. Outras exigências é ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal. As mulheres atuarão no projeto pelo período de seis meses.
Confira a lista de mães aprovadas para trabalhar nas escolas municipais e local de atendimento clicando aqui.
empregos vagas de empregoO Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.