O Metrô de São Paulo publicou edital de abertura e está com inscrições abertas para Programa de Estágio 2021; confira todos os detalhes
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 10/02/2021, às 08h13 - Atualizado às 08h22
Estão abertas as inscrições da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) para seu Processo Seletivo de Estágio 2021, com vagas para estudantes dos ensinos técnico e superior de diversas áreas. O prazo para candidaturas ficará aberto até o dia 15 de fevereiro.
De acordo com o edital Metrô SP 2021, podem se inscrever alunos dos cursos técnicos das áreas de administração e nutrição, além de estudantes do ensino superior nas áreas de administração de empresas, arquitetura e urbanismo, artes visuais, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, design gráfico, direito, educação física, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia elétrica e engenharia eletrônica.
A jornada de estágio será de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais, limitado a 120 horas mensais, em horário a ser estabelecido pelo Metrô SP. Além da bolsa-auxílio mensal, os futuros estagiários receberão auxílio-refeição (R$ 37,21 por dia de estágio), auxílio-alimentação (R$ 387,11 por mês), bilhete de serviço, com acesso gratuito ao sistema metroferroviário (Metrô e CPTM), de uso pessoal e intransferível (exceto Linha 4 - Amarela e Linha 5- Lilás), além de seguro de acidentes pessoais.
O processo seletivo de estágio do Metrô SP consistirá em quatro etapas: Provas Objetivas – on-line (eliminatória e classificatória); Comprovação dos Pré-requisitos (eliminatória); Exame Médico (eliminatória); e Contratação (eliminatória).
As inscrições para o processo seletivo de estágio do Metrô SP devem ser efetuadas somente pela internet, no site www.viadeacesso.org. O prazo para candidaturas ficará aberto até o dia 15 de fevereiro, às 23h59, respeitando o horário de Brasilia.
estágios vagas de estágioO Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União), somando 64,7 km de extensão e 58 estações.
A Linha 4-Amarela é operada pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010. Possui 11,4 km de extensão e 10 estações.
A Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Possui 20 km e 17 estações.
Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.
_________
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.
Atualmente, o Metrô SP possui 6 linhas em operação. Ao todo, são 96 km de extensão e 85 estações. Em 2017 foram transportados 1,3 bilhão de passageiros no sistema.
O sistema está integrado à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.
Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 5 milhões de passageiros.
Em 2015 o Metrô SP ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.