O Nubank, banco digital independente, planeja contratar 2.000 pessoas autodeclaradas pretas ou pardas até o fim de 2025
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 11/02/2021, às 10h06 - Atualizado às 10h27
O Nubank, banco digital independente, planeja contratar 2.000 pessoas autodeclaradas pretas ou pardas até o fim de 2025. As contratações fazem parte do plano da empresa em garantir, em cinco anos, um ambiente de trabalho com ao menos 30% de funcionários negros e ao menos 22% pessoas pretas ou pardas em cargos de gerência. Hoje, 23% dos atuais funcionários e 18% dos gerentes se autodeclaram pretos ou pardos.
Dentre as duas mil contratações, mais de 500 serão destinadas ao time de engenheira, pelo menos 150 para vagas de analistas de negócios e mais de 250 para posições de gerentes de produto, designers e cientistas de dados.
Nos próximos cinco anos, o Nubank estima que o time de recrutamento e os gerentes das diferentes áreas analisarão, em média, 2 mil currículos de candidatos autodeclarados pretos e pardos por semana.
De acordo com assessoria de imprensa, ano após ano, o Nubank já tem buscado cada vez mais pessoas negras para seus quadros. Em 2017, 19% das contratações eram de pessoas autodeclaradas pardas ou pretas. Em 2020, esse número foi de 27%. A expectativa é que 30% de todos os funcionários contratados até o final de 2021 sejam negros. Em 2025, esse número será de 37%.
"Ainda temos muito trabalho a fazer, mas ficamos felizes em concluir esse diagnóstico para conseguir planejar melhor as próximas etapas e ter um norte na formação de um time cada vez mais diverso e inclusivo", afirma Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank. "O censo não é apenas para mensurar, mas também para dar transparência a todo o processo agora e para os próximos anos".
A empresa tem adotado iniciativas para a inclusão e retenção de talentos negros em todos os níveis hierárquicos do banco. Nesta semana, o Nubank anunciou a abertura de inscrições para um programa de recrutamento de pessoas que se identificam como pretos e pardos, focado em interessados em fazer parte da equipe de engenharia de software da companhia.
Chamado de "Nós Codamos", o evento virtual vai acontecer nos dias 5 e 6 de março e já tem mais de 1,2 mil pessoas inscritas. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (12) na página de carreiras do Nubank: https://nubank.com.br/carreiras.
empregos vagas de empregoO Nubank foi fundado em 2013 para libertar as pessoas de um sistema financeiro burocrático, lento e ineficiente. Desde então, por meio de tecnologia inovadora e excelente atendimento ao cliente, a empresa vem redefinindo o relacionamento das pessoas com o dinheiro em toda a América Latina. Com operações no Brasil, México e Colômbia, o Nubank é hoje o maior banco digital independente do mundo, reinventando a vida financeira de mais de 34 milhões de clientes.