Candidatos afro-descendentes que tenham o objetivo de se tornar diplomatas podem concorrer.
Redação Publicado em 16/12/2008, às 12h58
Candidatos afro-descendentes que tenham o objetivo de se tornar diplomatas têm à sua disposição o Programa Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia, que oferece bolsas de R$ 25 mil destinadas ao custeio de estudos preparatórios ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, do Instituto Rio Branco (IRBr).
A iniciativa é do próprio Instituto e do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a finalidade de ampliar as oportunidades de acesso e incentivar o ingresso de negros na diplomacia.
Os interessados devem se inscrever gratuitamente até o próximo dia 26 no site www.cespe.unb.br/concursos/irbrbolsa2008. Além disso, deve remeter via Sedex toda a documentação exigida no edital, que pode ser consultado ao final desta matéria.
É necessário, além de ser brasileiro e afro-descendente, ter idade mínima de 18 anos, ter concluído curso superior ou concluí-lo ainda este ano, e possuir currículo na Plataforma Lattes (lattes.cnpq.br/index.htm).
A seleção terá duas etapas: a primeira consistirá em prova objetiva de Língua Portuguesa, História do Brasil e Política Internacional, a ocorrer em 10 de janeiro, e em prova de redação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, a ser aplicada no dia seguinte. Na etapa seguinte, será feita a análise da documentação encaminhada, além de uma entrevista técnica.
Outras informações podem ser obtidas no site citado ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB: (61) 3448-0100, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 19h.
Lygia Roncel