A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) prorrogou o período de inscrições para o processo seletivo que visa ao preenchimento de 2.200 oportunidades para aprendizes no curso de formação de marinheiros.
Redação Publicado em 02/03/2010, às 14h23
A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) prorrogou o período de inscrições para o processo seletivo que visa ao preenchimento de 2.200 oportunidades para aprendizes no curso de formação de marinheiros.
Para participar da seleção os candidatos devem ser solteiros, não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos; ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro do ano do início do curso, previsto para 24 de janeiro de 2011 (nascidos entre 2 de janeiro de 1989, inclusive, e 1 de janeiro de 1993, inclusive); ter concluído o ensino fundamental; não ser ex-aluno de Escolas de Aprendizes-Marinheiros; encontrar-se em dia com as obrigações civis e militares.
Atualmente existem quatro escolas: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza (EAMCE); Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, em Recife (EAMPE); Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, em Vitória (EAMES) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em Florianópolis (EAMSC).
Inscrição
As inscrições poderão ser realizadas, no site www.ensino.mar.mil.br, no link “Concursos”, até as 23h59 do dia 8 de março, horário oficial de Brasília/DF. A taxa de participação é de R$ 12.
Os candidatos poderão também efetuar suas inscrições de forma presencial nas ORDI (Organizações Responsáveis pela Divulgação) relacionadas no anexo I do edital de abertura. Neste caso, os candidatos deverão apresentar documento oficial de identificação, com fotografia; CPF original e declaração de residência com CEP, em dias úteis, no mesmo período das inscrições, das 8h30 as 16h30.
Provas
O processo seletivo será constituído das seguintes etapas: prova escrita objetiva com 50 questões de conhecimentos gerais de matemática, português e ciências; seleção psicofísica; teste de suficiência física; e verificação de dados biográficos. Lembrando que será eliminado do processo seletivo o candidato que deixar de comparecer a qualquer dos eventos programados, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito.
A prova objetiva prevista para o dia 27 de abril, das 10h às 14h, será realizada nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Angra dos Reis (RJ), Nova Friburgo (RJ), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), São Luis (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Brasília (DF), Santos (SP), São Paulo (SP) e Manaus (AM).
O período de adaptação será realizado de 11 a 23 de janeiro de 2011, sendo que as despesas com transporte e hospedagem de candidato, desde a ORDI da Marinha mais próxima de sua residência até sua apresentação nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros, para o período de adaptação e verificação de documentos, correrão por conta da Marinha, por intermédio das Organizações Responsáveis pela Supervisão Regional (ORSR), ou seja, dos Comandos de Distritos Navais. Já o Curso de Formação está previsto para ter início no dia 24 de janeiro.
Juliana Dondo
Veja também:
Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.