Os sintomas de alergia ou intolerância alimentar costumam ser confundidos, mas ambos os cuidados possuem tratamentos específicos. Saiba quais são
Glícia Lopes Publicado em 20/09/2022, às 20h32
Após ingerir algum alimento, já sentiu desconforto e se perguntou o que era aquilo? Bem, os incômodos durante a digestão podem envolver diversos fatores, mas dois deles costumam ser confundidos com facilidade, levando a se perguntar: “é alergia ou intolerância alimentar?”. De acordo com o Ministério da Saúde, embora tenham sintomas semelhantes, estas condições exigem cuidados distintos.
A alergia alimentar é caracterizada pela reação adversa do corpo após a ingestão de um alimento específico, chamado de alergênico, provocador da alergia. A sensação de que algo está errado pode surgir de forma instantânea ou pode levar horas e até dias para se manifestar. Alguns sinais de que você ingeriu um alimento alergênico para seu organismo são:
Alguns casos mais graves podem desencadear ainda em manifestações mais intensas, afetando vários órgãos ao mesmo tempo, como pele e trato respiratório. Já a intolerância alimentar ocorre com a má digestão de determinados alimentos, quando não há a absorção completa e adequada dos nutrientes, devido à deficiência ou ausência de enzimas que realizam a quebra das moléculas desse alimento, para aproveitamento.
+++ Estudo revela que passar muito tempo sentado aumenta o risco de ter AVC
Os sintomas dessa condição podem surgir minutos após a ingestão do alimento e também pode demorar horas para se manifestar. Na intolerância alimentar os nutrientes não absorvidos pelo organismo passam a fermentar, levando ao surgimento de sintomas como:
Como mencionado, ambos os problemas requerem cuidados específicos para cada situação. O tratamento para intolerância alimentar costuma ser simples, já que esta condição não é uma doença em si. Os cuidados envolvem, geralmente, excluir da rotina o alimento que provoca intolerância. Assim, evita o surgimento de novas crises.
No caso da intolerância à lactose, tipo mais comum desta condição, é possível reverter a situação consumindo suplementos com a enzima lactase, responsável pela intolerância devido seu baixo teor ou ausência no organismo, em conjunto com a restrição alimentar do item intolerável. A intolerância alimentar é uma condição que pode ser comum entre os adultos, com o passar da idade. No entanto, já existe a possibilidade de uma vida normal e tranquila com esta condição.
+++ Você conhece os riscos e benefícios do glúten para a saúde? Confira
Já na alergia a algum alimento, após identificado o item causador da reação alérgica, este deve ser excluído completamente do cardápio, para que o organismo se adeque a ele ou restabeleça a tolerância ao alimento, que pode vir após um tempo sem a sua ingestão.
Todo esse processo deve ser acompanhado e orientado por um profissional de saúde, já que alguns casos de alergia alimentar que levam à anafilaxia, por exemplo, reação alérgica bastante comum, podem levar à inconsciência e até mesmo à morte.
+++ Plano de saúde para empresas faz uso de quetamina no tratamento de depressão no Brasil
O médico alergista é um profissional cujo trabalho impacta diretamente a qualidade de vida de muitas pessoas. Ele é responsável por interpretar diagnósticos e realizar os procedimentos direcionados às condições alérgicas. Para saber mais sobre esse conteúdo especial, principalmente se pretende estudar para a prova de R3, acesse o Blog da Medcel. Lá você fica por dentro de tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias sobre a categoria. Aproveite!
*com informações do Ministério da Saúde
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos