Tido muitas vezes como vilão, muitas pessoas ainda desconhecem o real efeito do glúten no organismo. A seguir, confira os riscos e benefícios do glúten para a saúde
Ainda existem no senso comum muitas dúvidas sobre os riscos e benefícios do glúten para a saúde humana. Essa substância está presente em diversos debates sobre dietas e afins. Seja para perder peso, ou evitar o tão comentado mal que a substância traz, as pessoas podem chegar a optar por cortar completamente o glúten do dia a dia. Mas, afinal, o glúten faz bem ou mal à saúde?
O que podemos adiantar, é que o glúten é uma proteína feita a partir de uma combinação de gliadina e glutenina. Estas substâncias geralmente são acompanhadas de amido de grãos, um tipo de carboidrato, o que acaba por associar o glúten ao carboidrato, o que ele não é.
Quando em contato com a água, a gliadina e glutenina reagem e formam o glúten, que é a base de muitas preparações culinárias. O glúten é ativado durante a sova, quando a massa libera gás carbônico produzido na fermentação. Este nutriente é fundamental para a criação de alimentos bem comuns, como pães e bolos.
Segundo informações da Pfizer, os principais derivados do glúten que podemos encontrar no dia a dia são:
LEIA TAMBÉM
+++ Você sabe reconhecer sintomas de depressão? Veja importantes sinais da doença
Se tratando do glúten, não é comprovado que o consumo dessa substância cause problemas de saúde na maioria das pessoas. No entanto, existem certas condições médicas que podem impedir o consumo de glúten, como é o caso de pessoas com doença celíaca e alergia a esse nutriente, que podem apresentar algum desconforto ao ingeri-lo.
Como mencionado, o glúten faz mal em pessoas com alergia à substância ou portadoras de doença celíaca. A saber, esta doença é uma condição autoimune que causa hipersensibilidade aos derivados do glúten. Quando ingerido por pessoas celíacas, o glúten causa inflamação da mucosa do intestino, gerando alto desconforto.
O que pode agravar as crises celíacas com a ingestão do glúten são situações de estresse, já que as causas da doença são genéticas. Devido a isso, os celíacos devem ficar longe de alimentos com glúten. Felizmente, existem no mercado alternativas para essa situação.
Diferente da doença celíaca, a alergia ou sensibilidade ao glúten pode também causar inflamação intestinal, mas não apresenta sintomas fora dessa região. Os sintomas da sensibilidade ao glúten envolvem cólicas, gases e desconforto intestinal. Além disso, prejudica a absorção de nutrientes, o que pode provocar doenças como a anemia.
Em resumo, o glúten não faz mal algum à saúde, com exceção das pessoas celíacas e com intolerância à substância. Na verdade, quando consumido adequadamente, o glúten ajuda na proliferação e renovação de bactérias essenciais para o bom funcionamento do intestino, chamadas bactérias “do bem”, que auxiliam na digestão alimentar.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.