Ativista Belly Palma morreu após engasgar; saiba como reagir nestes casos

A influencer e ativista de 29 anos, Belly Palma, morreu após engasgar, na última sexta-feira (26). Saiba o que fazer em situações como essa

Glícia Lopes   Publicado em 30/08/2022, às 13h50

Reprodução/Instagram @bellypalma

A influenciadora e ativista da moda inclusiva para Pessoas com Deficiência (PcD), de 29 anos, Belly Palma, morreu após engasgar na última sexta-feira (26). De acordo com informações publicadas em suas redes sociais, ela teve uma parada cardiorrespiratória após o engasgo, foi levada ao hospital e se manteve internada. Nesta segunda-feira, a ativista teve a morte cerebral (Morte Encefálica) confirmada por sua família, equipe e amigos.

 

+++ David Miranda: o que é a infecção gastrointestinal que deixou deputado na UTI

Belly Palma lutava pela inclusão de PcD na moda

Izabelle Palma Marques da Silva, ou Belly Palma, como era conhecida, foi formada em administração de empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e entrou para a lista Forbes Under 30, pelo seu trabalho como ativista da causa por Pessoas com Deficiência (PcD), além de ser influenciadora, modelo e palestrante.

Ela era portadora de mielomeningocele desde o nascimento, uma má formação na medula espinhal, condição que a fez passar por cerca de 35 cirurgias ao longo da vida. A doença de Belly é também conhecida como espinha bífida aberta, por causar o aparecimento de uma pequena bolsa nas costas, mais comum no fim da espinha, que pode fazer o bebê apresentar hidrocefalia e também perda da função motora, por isso, Belly usava cadeira de rodas.

Ela ficou conhecida por sua luta pelo enaltecimento e inclusão de Pessoas com Deficiência na moda. Ela também atuou como consultora de negócios voltados à inclusão, com foco em moda inclusiva.

+++ Cigarro eletrônico pode aumentar risco de desenvolver câncer de pulmão; veja

Engasgo levou Belly à morte cerebral

De acordo com o Ministério da Saúde, o engasgo é uma resposta do organismo quando este identifica que um objeto tomou o “caminho errado”, na tentativa de engolir algo. Assim, a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, que fica atrás da língua, funciona como uma válvula que se abre para a passagem do alimento para o estômago e bloqueia o ar, portanto a passagem do alimento para os pulmões. É assim que é possível ocorrer o engasgo, seguido de asfixia, que pode levar a pessoa à morte.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho

Uma das recomendações do Ministério da Saúde em caso de engasgo em adultos é a aplicação da Manobra de Heimlich. Para isso, deve-se posicionar por trás da vítima de engasgo, envolvê-la com os braços ao redor do abdome, caso ela esteja consciente.

Após isso, com uma das mãos fechadas sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica), deve-se empurrar a “boca do estômago” com a outra mão, em um movimento para dentro e para cima, como se fizesse o impulso de levantar a vítima do chão. Deve-se continuar a manobra com movimentos para dentro e para cima, até que a vítima jogue para fora o objeto do engasgo.

Para evitar complicações, as medidas devem ser adotadas rapidamente, já que há um risco de morte devido ao engasgo. Caso não tenha experiência na Manobra de Heimlich, deve se priorizar pelo atendimento adequado, desde que seja rápido, pois o engasgo causa asfixia.

+++ Conheça a doença muito rara que faz os ossos crescerem fora do esqueleto

O que é ostomia?

Vai estudar para a prova de Residência Médica e não sabe o que é ostomia? Então, aqui vai uma super dica: o Blog Medcel tem conteúdos essenciais para passar nas provas e colocar você de frente com o seu objetivo. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos