Problemas de coração são responsáveis por quase um terço das mortes em todo o mundo. Saiba como identificar sinais e fatores de risco desses problemas
Glícia Lopes Publicado em 25/07/2022, às 22h35
Doenças cardíacas são as principais causas de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos. Diante disso, é importante ficar atento a sinais que podem indicar problemas de coração. Além disso, a doença segue em crescimento, matando cada vez mais pessoas.
A estimativa, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 31% das mortes do mundo são causadas por problemas de coração. Cerca de 37% das mortes prematuras, de pessoas com menos de 70 anos, são provocadas por doenças cardiovasculares.
Os países de baixa renda são os mais suscetíveis à morte por esse tipo de problema: são responsáveis por, pelo menos, três quartos das mortes no mundo, devido a doenças cardiovasculares. Ainda de acordo com a OMS, as mulheres estão mais sujeitas a apresentar problemas de coração.
+++ Veja quem vai poder tomar a vacina da varíola dos macacos
Grande parte dos problemas cardiovasculares são evitáveis, pois a maioria dos fatores de risco para o surgimento e agravamento desse tipo de doença são comportamentais. Assim, com a adoção de melhores hábitos no dia a dia, a possibilidade de desenvolver a doença cai consideravelmente.
Por isso, para driblar a principal causa de mortes no mundo, é importante estar atento aos fatores de risco, como:
Assim, a prática de atividades físicas; a redução do sal, gordura, carne vermelha e alimentos industrializados; introdução de frutas e verduras na alimentação e a redução do uso de álcool e cigarro podem diminuir o risco de problemas. Além disso, o estresse e depressão podem contribuir para o desenvolvimento de doenças do coração.
+++ Novo exame de sangue reconhece câncer de mama em fase precoce
Diante da gravidade e da grande incidência de problemas cardíacos no mundo, é importante estar atento aos sintomas iniciais de problemas no coração. Assim, como alguns males ocorrem repentinamente, conhecer os sinais podem ajudar a salvar vidas.
Segundo a OMS, estes são o principais sintomas seguintes sintomas de problemas de coração que devemos ficar espertos:
No caso da apresentação destes sintomas simultaneamente deve-se procurar o serviço de emergência. Alguns casos podem ser tratados com a administração de medicamentos. Outras situações envolvem cirurgias. Mas, em todos os casos, é muito importante a mudança comportamental, a fim de voltar a ter problemas.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos