MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Veja quem vai poder tomar a vacina da varíola dos macacos

O Brasil já negocia a aquisição da vacina da varíola dos macacos, diante do rápido avanço da doença decretada como emergência internacional. Veja quem vai poder se imunizar

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 25/07/2022, às 20h53

Testes varíola dos macacos
Testes varíola dos macacos - REUTERS
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Diante da emergência global com o novo surto, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil começou a negociar a compra de vacina da varíola dos macacos. O país não tem vacinação em massa recomendada pela OMS. Por isso, nem todas as pessoas irão se vacinar de início.

Desde que foi confirmado o primeiro caso da infecção por varíola dos macacos no Brasil, em 9 de junho deste ano, o número de casos da doença no país vem crescendo rapidamente. A doença surgiu como um novo surto no Reino Unido e logo cresceu ao redor do mundo, tendo agora o continente europeu como epicentro.

Em entrevista coletiva, concedida pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, foi informado que, atualmente, cerca de 75 países contam com casos de varíola dos macacos. A doença provocada pelo vírus monkeypox já atingiu mais de 16 pessoas no mundo nos últimos três meses.

+++ Novo exame de sangue reconhece câncer de mama em fase precoce

Quem vai poder tomar a vacina da varíola dos macacos

O Brasil está no ranking dos 10 países com mais casos da doença, contando com quase 700 casos. São Paulo está no topo da lista e as infecções estão espalhadas das seguinte forma até o momento:

  1. 506 de São Paulo;
  2. 102 do Rio de Janeiro;
  3. 33 de Minas Gerais;
  4. 13 do Distrito Federal;
  5. 11 do Paraná;
  6. 14 do Goiás;
  7. três na Bahia;
  8. três de Pernambuco;
  9. três do Rio Grande do Sul;
  10. dois do Ceará;
  11. dois do Rio Grande do Norte;
  12. dois do Espírito Santo;
  13. um de Mato Grosso do Sul;
  14. um de Santa Catarina;
  15. um no Acre.

Mesmo ocupando uma posição considerável no ranking mundial, a doença não é endêmica no Brasil, já que aqui não apresenta casos frequentes da infecção. A Organização Mundial da Saúde só recomenda a vacinação em massa para a varíola dos macacos em países com recorrência da doença. Por isso, algumas pessoas devem ser priorizadas caso o Brasil confirme a compra da vacina.

Assim, poderão tomar a vacina da varíola dos macacos de início as pessoas que tiveram contato com pessoas com casos confirmados ou suspeitos, além de profissionais da saúde que tenham contato com pessoas infectadas, por apresentarem grande risco de contrair a doença. A varíola dos macacos é uma doença considerada leve e tem risco moderado no Brasil, segundo a OMS.

*com informações da Agência Brasil

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaques
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.