O sono já era conhecido entre as práticas para ter uma boa saúde. Desta vez, um estudo revelou que dormir bem melhora a saúde do coração. Veja
Glícia Lopes Publicado em 01/12/2022, às 09h17
Sabemos que a prática de exercícios físicos, uma boa alimentação e visitas regulares ao médico são importantes para manter a boa saúde. No entanto, um estudo realizado pela American Heart Association incluiu o sono nas diretrizes para o bom funcionamento cardiovascular, apontando que dormir bem melhora a saúde do coração.
Fatores como colesterol alto, diabetes, pressão alta, tabagismo, estão entre os principais vilões do sistema cardiovascular. Mas, eis aqui o alerta: dormir mal pode se tornar um grande problema para o coração, já que o sono é responsável por recuperar, relaxar e renovar todo o organismo, além de garantir o fortalecimento do sistema imunológico.
Infelizmente, uma boa parte das pessoas enfrentam dificuldades em dormir. Só no Brasil, cerca de um terço da população convive com a insônia, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS). Com a pandemia, o país viu esse problema se agravar, afetando cerca de 70% da população do país, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono.
+++ Está com problemas no sono? Confira 7 plantas medicinais para dormir melhor
Há pelo menos 30 anos, os problemas de coração figuram no topo do ranking como a principal causa de mortes em todo o mundo. E, de acordo com American Heart Association (AHA), 90% das pessoas que sofrem de doenças cardíacas, como paradas cardíacas, morrem antes mesmo de chegar ao hospital.
Por isso, o estudo da AHA aponta que, para ter um sistema imunológico em pleno funcionamento, além de restaurar células, vasos sanguíneos e tecidos, melhorar a função do cérebro e diminuir o risco de doenças crônicas, uma pessoa na fase adulta tem que dormir de sete a nove horas por noite.
Além de garantir a quantidade ideal de horas de sono por dia, é importante evitar a privação do sono. Este é um dos fatores de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares. Além disso, pesquisas apontam que privar-se de dormir pode também aumentar o risco de desenvolvimento de doenças como obesidade e diabetes.
+++ Melatonina pode substituir o Zolpidem para pacientes com insônia. Veja benefícios
Quer saber mais sobre uma boa noite de sono? Que tal conferir o artigo que a Medcel preparou para você? Com ele, você confere o que é necessário saber sobre a insônia para estudar para a prova de R1. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!
*com informações da Vogue
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos