MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Melatonina pode substituir o Zolpidem para pacientes com insônia. Veja benefícios

Como é um hormônio estimulante e regulador do sono, a melatonina pode substituir o zolpidem, medicamento receitado para a insônia e que tem efeitos adversos. Confira

Mulher com cápsulas de remédio em uma das mãos e copo com água em outra, sentada na cama
Mulher com cápsulas de remédio em uma das mãos e copo com água em outra, sentada na cama - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/11/2022, às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Hemitartarato de Zolpidem, mais conhecido por Zolpidem, é um medicamento hipnótico amplamente recomendado para a insônia. No entanto, ele se tornou popular devido aos seus efeitos colaterais bastante curiosos. Com consequências que vão desde apagão até sonambulismo, pacientes com insônia recorrem a outras alternativas e a melatonina pode substituir o Zolpidem.

Segundo dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foram vendidas em 2020 cerca de 8,73 milhões de caixas de Zolpidem no Brasil. Esse número é reflexo da parcela da população brasileira que sofre de insônia, representada por aproximadamente 73 milhões de pessoas, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS).

+++ Estudo aponta que casais que vivem juntos por mais de um ano têm duas vezes mais chances de engordar

Benefícios da melatonina para a saúde

A melatonina, conhecida como o hormônio do sono, é produzida naturalmente pelo organismo, na glândula pineal do cérebro, e possui a função de regular o ciclo circadiano, que nos faz adormecer à noite e despertar durante o dia. É principalmente no fim do dia que sua produção ocorre, quando o metabolismo está mais lento.

Como alternativa para a insônia, esta substância já é encontrada em sua forma sintética, permitindo que pessoas que têm dificuldade possam dormir, aumentando o tempo total de sono e diminuindo o tempo necessário para adormecer. Além disso, a melatonina também regula o organismo e é antioxidante, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

A melatonina também pode beneficiar o estado psicológico, já que a substância atua sobre o sistema nervoso. Seus efeitos envolvem o controle de sintomas como tristeza, sono em excesso, aumento do apetite e dificuldade de se concentrar. Ela também pode ser indicada no tratamento de doenças como degeneração macular, enxaqueca, glaucoma, retinopatia, fibromialgia, Alzheimer ou isquemia, por exemplo.

+++ Lesões na cabeça: O perigo de cabecear a bola para a saúde dos jogadores de futebol

Insônia: o que saber para a prova de Residência Médica

Pensando em se preparar para a Residência Médica? Que tal conferir o artigo que a Medcelpreparou para você? Com ele, você confere o que é necessário saber sobre a insônia para estudar para a prova de R1. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.