Pele oleosa? saiba quais alimentos ajudam a diminuir a oleosidade da pele

Uma pele oleosa pode não ser somente ruim para a autoestima, como pode acarretar no desenvolvimento de acnes. Veja quais alimentos ajudam a diminuir a oleosidade da pele

Glícia Lopes   Publicado em 07/12/2022, às 17h51

Freepik

Uma pele oleosa, com aspecto brilhoso pode não ser somente ruim para a autoestima, como pode acarretar no desenvolvimento de acnes e agravamento destes casos. E, assim como alguns alimentos podem favorecer a produção de sebo, deixando a pele mais oleosa, outros alimentos ajudam a diminuir a oleosidade da pele.

Pelo menos duas camadas básicas formam a pele humana: a epiderme, camada externa, e a derme, camada interna. As glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, funcionam como anexos da pele e têm a função de protegê-la. No entanto, principalmente em partes do corpo como rosto, couro cabeludo e costas, a produção exagerada de sebo pode causar inflamação, dilatar os poros e aumentar a sensibilidade da pele.

+++ Síndrome do intestino irritável: saiba o que não comer para evitar crises

O que pode deixar a pele oleosa?

Antes de indicar quais alimentos ajudam a diminuir a oleosidade da pele, é importante compreender quais são aqueles que podem aumentar a produção de sebo. Então, se atente a alimentos ricos em carboidratos refinados ou à alta ingestão de açúcar, que podem levar à hiperinsulinemia.

Consumir alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como carnes, laticínios e frituras podem favorecer a inflamação da pele, aumentando a produção de sebo. E, antes de tentar eliminar alimentos do cardápio, consulte um nutricionista que irá orientar a melhor substituição destes alimentos.

Além disso, se atente às seguintes questões para evitar o aumento de sebo na pele:

+++ As graves doenças transmitidas pelo pombo. Veja cuidados recomendados

Veja alimentos que ajudam a diminuir a oleosidade da pele

Segundo uma pesquisa publicada na revista norte-americana JAMA Dermatology, a acne, que ocorre devido ao excesso de oleosidade na pele, está diretamente relacionada a comportamentos alimentares. Por isso, é importante incluir na alimentação os seguintes nutrientes que vão diminuir a produção sebácea:

+++ Paxlovid: remédio para covid custa mais de R$ 2 mil e tem poucas doses no SUS

Dermatologia: conheça 5 tendências e novidades na área

A Dermatologia tem estado cada vez mais em evidência nos últimos anos, principalmente, por suas soluções estéticas. Se você quer conhecer melhor essa especialidade médica, confira o post do Blog da Medcel sobre tendências e novidades na Dermatologia. Lá você também confere informações completas sobre concursos na área da medicina, notícias, informações sobre títulos e especialidades médicas. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos