Pesquisa aponta que adotar um gato pode aliviar o estresse; veja benefícios indicados pela ciência

O Brasil tem uma das maiores populações de gatos do mundo e muitos estão à espera de um lar. Saiba como adotar um gato pode aliviar o estresse e outros benefícios

Glícia Lopes   Publicado em 08/12/2022, às 11h00

Freepik

Uma pesquisa avaliou que a interação com gatos pode aliviar o estresse entre as pessoas mais sensíveis. Segundo a Galileu, o texto publicado na revista “Anthrozoös” apontou, principalmente, a busca por interação com os felinos partindo de pessoas com personalidade mais emotiva ou reativa.

Há quem diga que os felinos são seres desapegados, esnobes e interesseiros. Porém, em busca de compreender como reduzir os níveis de estresse das pessoas, pesquisas como essa apontam que, mesmo assim, os gatos são capazes de beneficiar o humor das pessoas.

Desde que não tenham influência de condições negativas como alergias, fobias ou traumas de felinos, a pesquisa também identificou um interesse elevado pela interação com os bichanos, contrariando o padrão de pesquisa que majoritariamente considera o interesse por interações com cães.

+++ Conheça a dieta dos jogadores e outros atletas de alta performance

Benefícios de adotar um gato comprovados pela ciência

O Brasil tem uma das maiores populações de gatos do mundo, o que significa que muitos gatinhos estão por aí à espera de um lar. E, a fim de unir o útil ao agradável, que tal conhecer outros benefícios de adotar um gato além da redução do estresse comprovada por pesquisadores da Washington State University?

A ciência já comprovou que afagar um gatinho reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca. Isso certamente está associado à redução do estresse e ansiedade por parte de quem faz o carinho no pet. Por isso, acariciar o gatinho ao chegar em casa após um dia estressante pode trazer importantes benefícios a longo prazo. Alguns estudos também apontam que o ronronar do gato, som emitido por eles que se assemelha a um ronco sutil, é capaz de relaxar os humanos.

Os bichanos também foram associados a melhores noites de sono. Um estudo norte-americano revelou que 41% dos voluntários que tinham gatos relataram ter uma noite de sono mais tranquila ao lado dos bichos. Além disso, os gatos podem se tornar uma ótima companhia principalmente para aqueles que vivem sozinhos. A exemplo disso, um estudo conduzido pelo instituto de pesquisa OnePoll apontou os seguintes dados entre pessoas com gatos:

+++ As graves doenças transmitidas pelo pombo. Veja cuidados recomendados

Insônia: o que saber para a prova de Residência Médica

Pensando em se preparar para a Residência Médica? Que tal conferir o artigo que a Medcel preparou para você? Com ele, você confere o que é necessário saber sobre a insônia para estudar para a prova de R1. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos