MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

AVC: Estudo revela que passar muito tempo sentado aumenta o risco de ter AVC

Passar muito tempo sentado traz riscos, principalmente, de doenças cardiovasculares. Já se exercitar de forma leve diminui a chance de ter estes problemas

Homem sentado no sofá comendo lanche
Homem sentado no sofá comendo lanche - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/09/2022, às 19h08 - Atualizado em 28/10/2022, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Já parou para observar quantas horas você passa sentado? Sabemos que passar muito tempo sentado pode trazer, no mínimo, dores nas costas ou formigamento em alguns membros. Mas, um estudo foi além e revelou que passar longos períodos sentados pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, inclusive de AVC (acidente vascular cerebral).

Curiosamente, pesquisas envolvendo o ato de permanecer sentado têm ganhado espaço no desenvolvimento científico. Isso pode ter relação com os novos modelos de trabalho, como a modalidade remota (ou home office) ou ainda com o isolamento imposto pela pandemia de covid-19, que obrigou muitas pessoas a limitarem as atividades que antes realizavam.

O estudo que verificou o risco de doenças cardiovasculares em pessoas que passam horas sentadas foi publicado na revista JAMA Network Open, da Associação Médica Americana (tradução do inglês: American Medical Association) e republicado na Harvard Health Publishing.

+++ Plano de saúde para empresas faz uso de quetamina no tratamento de depressão no Brasil

Passar muito tempo sentado pode aumentar o risco de AVC

O estudo mencionado envolveu 7.607 adultos, com idade média de 63 anos, onde passaram cerca de uma semana com acelerômetro montado no quadril, um dispositivo que mede e registra o quão rápido a pessoa se movimenta. Os participantes do estudo foram observados durante o período de 7,4 anos em média.

O que chamou a atenção dos pesquisadores foi que 246 pessoas da pesquisa sofreram um derrame (AVC - um acidente vascular cerebral). Além disso, as pessoas que permaneceram sentadas por 13 horas ou mais por dia apresentaram 44% mais chances de ter um AVC em comparação com aquelas que passaram menos de 11 horas por dia sentadas paradas.

Em contrapartida, a publicação da escola de medicina de Harvard ressaltou que as pessoas que realizaram algum tipo de atividade física por pelo menos 25 minutos diários, de forma moderada a intensa, apresentaram 43% menos risco de ter um AVC.

A notícia continua otimista até mesmo se você só pode ou pretende praticar atividade física de forma leve. Isso porque até o ato de varrer, aspirar a casa ou lavar louças, por exemplo, por 4 a 5 horas por dia é capaz de reduzir em 26% o risco de desenvolver um derrame, isso em comparação à prática de atividades físicas leves por menos de 3 horas por dia. Além disso, o sedentarismo, no geral, aumenta o risco de doenças como: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, trombose venosa profunda e síndrome metabólica.

+++ Mindfulness: saiba o que é esta técnica e como aplicar no dia a dia

Trinta minutos de exercícios físicos por dia é suficiente para se manter saudável?

Confira esta dica de artigo do Blog da Medcel. Com base em estudos, o portal responde à pergunta: trinta minutos de exercícios físicos por dia é suficiente para se manter saudável? Assim, você poderá saber a quantidade ideal de tempo para a prática, a fim de estabelecer bons níveis de saúde. No Blog você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

*com informações da Harvard Health Publishing

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.