Quatro emergências sanitárias ameaçam as Américas: “nossa região está sob pressão”, diz Opas

São quatro as emergências sanitárias que estão preocupando os continentes americanos e alertam para a tomada urgente de medidas por parte dos países. Saiba mais

Glícia Lopes   Publicado em 14/10/2022, às 09h20

Agência Brasil

Após vivenciarmos uma pandemia de nível global, que conta com a marca atual de 624 milhões de contaminados e, desses, 6,5 milhões de pessoas mortas por covid-19 - e que continua -, todos o mundo ficou em alerta para as emergências sanitárias. Desta vez, quatro infecções preocupam os países das Américas do Sul, do Norte e Central.

Carissa Etienne, diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), alerta que “nossa região está sob pressão” e que os países devem trabalhar rapidamente, com as ferramentas que têm, para conter o avanço das enfermidades. Para ela, “emergências sanitárias paralelas e ambientes sociais, políticos e naturais frágeis ilustram a importância de investir e fortalecer os sistemas de saúde”.

+++ Conheça as 7 doenças que mais matam no mundo e evite riscos

Quatro emergências sanitárias preocupam as Américas

+++ Vacina da varíola dos macacos: primeiras doses do imunizante chegam ao Brasil

Como é feita a vigilância epidemiológica?

Diante do surgimento dos surtos de zoonoses mais recentes, como a pandemia de covid-19 e, agora, com a ameaça da varíola dos macacos, é importante compreender como é feita a vigilância epidemiológica nestes casos. O Blog da Medcel preparou um conteúdo completo com as principais informações sobre o assunto. Lá você também fica por dentro de tudo sobre concursos, especialidades, títulos e dicas de estudo sobre a área médica. Aproveite!

*com informações da Agência Brasil

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos