As 7 principais condições que levam ao óbito representam 55% de todas as causas fatais do planeta. Para evitar riscos, confira as doenças que mais matam no mundo
Estima-se que aproximadamente 150 mil pessoas, de qualquer idade, morram por dia no mundo, por diversos fatores. E uma boa forma de adotar um estilo de vida mais saudável, a fim de viver mais e melhor é conhecendo os riscos, como, por exemplo, as doenças que mais matam no mundo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma necessidade clara de direcionar o foco global para a prevenção e tratamento de “doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, bem como no combate a lesões, em todas as regiões do mundo, conforme estabelecido na agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”.
Isso deve ser feito de forma célere, já que algumas das doenças que figuram no topo das que mais matam no mundo continuam sendo as mesmas. Além disso, é de extrema importância conscientizar a população para o diagnóstico, com visitas regulares da população aos postos médicos. Outra medida de extrema importância é melhorar a atenção primária à saúde de forma igualitária e integral.
+++ 7 formas de criar hábitos saudáveis em sua rotina. Veja!
LEIA TAMBÉM
Dos anos 2000 a 2019 a expectativa de vida da população mundial aumentou consideravelmente, passando de 66,8 para 73,3 anos. Já a expectativa de vida saudável passou de 58,3 para 63,7 anos de idade.
A estimativa apontada pela OMS analisou as mortes provocadas por doenças e lesões referentes aos anos de 2000 a 2019. O levantamento identificou que 7 das 10 principais causas de mortes no mundo correspondem a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Além disso, estas 10 doenças correspondem a 55% das causas de morte no mundo.
Confira a seguir algumas informações segundo a OMS:
7. Mal de Alzheimer e outras demências: nas Américas e na Europa, o Alzheimer ocupa a terceira posição entre as causas mais fatais. E as mulheres são as mais propensas a este tipo de doença, correspondendo a 65% da população que morre por Alzheimer.
6. Cânceres de traqueia, brônquios e pulmões: 90% destes tipos de tumores malignos estão relacionados ao tabagismo. Além disso, fumar cigarro está entre os fatores de risco para as principais doenças deste ranking. Ainda, a estimativa de que um fumante desenvolva este tipo de câncer é de 20 a 60 vezes maior do que aquele que não fuma.
5. Condições neonatais: são aquelas fatalidades que ocorrem logo no momento do parto. Estas condições podem ser: asfixia e trauma no parto, infecção generalizada e outras infecções, e complicações do parto prematuro.
3 e 4: Infecções respiratórias: Em 2019, a pneumonia e outras infecções respiratórias inferiores eram o grupo que mais matava entre as doenças contagiosas e, juntas, foram classificadas como a terceira e quarta principal causa de morte no mundo.
2. O AVC (acidente vascular cerebral) é a segunda condição mais preocupante. As mortes por derrame cerebral têm aumentado em todo o mundo, apontando o alerta para a prevenção de riscos.
1. Problemas de coração: são a principal causa de morte em todo o mundo, permanecendo na posição nos últimos 20 anos. O número de mortes por doenças cardíacas aumentou em mais de 2 milhões desde o ano 2000 para quase 9 milhões em 2019.
Bônus: uma curiosidade é que a diarreia ocupa a oitava posição entre as principais causas de mortes no mundo. A diarreia grave costuma afetar crianças, idosos e pessoas com imunidade comprometida. Quando não tratada adequadamente, esta condição pode levar à morte, em estado de desidratação severa.
+++ Cuidado! Veja sinais de envelhecimento precoce do cérebro
Você sabe quais são as especialidades de acesso direto da Residência Médica? Se a resposta for negativa, aqui vai uma super dica: no Blog da Medcel você encontra a resposta para essa e várias outras perguntas da área médica. Lá você também confere informações completas sobre concursos na área da medicina, notícias, informações sobre títulos e especialidades médicas. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.