Assim como outras partes do corpo, o cérebro é diretamente afetado pela nossa alimentação. Por isso, existem alguns alimentos que não ajudam a ter uma boa memória. Confira
Glícia Lopes Publicado em 28/11/2022, às 09h00
Você já deve ter ouvido a seguinte frase: “você é o que você come”. Não à toa, um dos órgãos mais importantes do corpo humano também segue essa máxima. Acontece que, tanto alimentos podem ajudar nossa cognição quanto o contrário. Para aqueles que vivem esquecendo as coisas ou têm dificuldade de aprendizagem, é importante saber quais alimentos evitar para ter boa memória.
Um dos principais enigmas do corpo humano, o cérebro possui capacidade importante de adaptação, devido à sua neuroplasticidade. Isso quer dizer que, conforme o “treinamos”, habilidades são adquiridas. Mas só isso não basta. Sabemos que é, principalmente, por meio dos alimentos que adquirimos os nutrientes necessários para nosso corpo funcionar plenamente. Por isso, o que comemos pode ter um impacto na nossa memória.
Alguns exemplos de alimentos que são potencialmente benéficos à nossa memória são os que contém antocianinas. Estas são substâncias químicas vegetais chamadas polifenóis, encontradas principalmente em frutas de cor escura como: uvas, mirtilos, açaí, ameixa, amora, berinjela e jabuticaba, por exemplo. Quando processadas no organismo, as antocianinas melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando sua funcionalidade.
+++ Alimentos diários dos atletas de alta performance; saiba como usar para melhorar o rendimento
Ao longo do desenvolvimento científico, algumas pesquisas apontaram alimentos potencialmente prejudiciais à saúde do cérebro. Testes inicialmente realizados em animais e outros feitos com humanos apontaram que os alimentos processados são verdadeiros vilões para a boa memória e inclusive para o aprendizado.
Um estudo, por exemplo, avaliou 110 pessoas com saúde plena e uma dieta nutritiva. O teste consistia no consumo de alimentos processados por esses voluntários, pelo período de uma semana. O resultado: a dieta com alimentos processados levou a problemas de memória. Além disso, os voluntários também apresentaram problemas de aprendizado e falta de controle do apetite.
Os alimentos processados e ultraprocessados são aqueles produzidos industrialmente em grande escala e contém níveis elevados de sal, açúcar, óleo e outras gorduras. Como exemplo dos alimentos que devem ser evitados estão: salgadinhos, refrigerantes, conservas e enlatados, suco em pó, margarina, biscoito e fast food.
+++ Remédio para prevenção de diabetes é aprovado. Veja detalhes
Ficou com curiosidade para saber mais sobre essa área promissora? No Blog da Medcel você confere quais são as áreas da medicina e não perde um detalhe sobre essa carreira. Seja você um candidato à graduação, à especialização, ou à Residência Médica, a Medcel te oferece o suporte necessário para concluir seu objetivo. Lá você encontra informações sobre concursos, títulos, notícias da área e outras curiosidades. Confira!
*com informações da BBC News Brasil
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos