MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Crea TO 2019

Orgão: Crea TO - Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia do Tocantins
Nº vagas:159
Taxa de inscrição: De R$ 50,00 Até R$ 80,00
Cargos: Motorista, Auxiliar, Agente
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1253,71 Até R$ 3846,89
Organizadora: Quadrix
Estados com Vagas: TO

Agenda

Abertura das inscrições20/08/2019
Encerramento das inscrições29/09/2019
Prova20/10/2019
Divulgação do Gabarito21/10/2019

+Sobre o concurso


Redação
Publicado em 20/08/2019, às 10h56 - Atualizado em 22/10/2019, às 18h00


O concurso Crea TO (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins) preencherá 159 vagas, sendo 32 imediatas e 127 para cadastro reserva (CR).

Resumo do edital

Distribuição das vagas

Quem possui nível fundamental pode concorrer como auxiliar administrativo (5 postos + 17 CR) e auxiliar de serviços gerais (2 + 7 CR).

Com ensino médio é possível disputar as funções de agente administrativo (15 + 54 CR) e motorista (1 + 5 CR).

Além de segundo grau, o cargo de agente de fiscalização (5 + 22 CR) cobra formação técnica profissionalizante.

Completam o quadro de vagas as chances para advogado (2 + 7 CR), analista administrativo (5 CR), analista de sistemas (1 + 5 CR) e contador (1 + 5 CR), todas com exigência de curso superior.

Atribuições dos cargos

  • Advogado - Assistir juridicamente o Presidente, Diretoria, Conselheiros, Comissões, Câmaras Especializadas e todas as outras divisões do CREA-TO, tanto em processos administrativos quanto ações originárias da atuação profissional; Assessorar os setores do conselho em assunto de caráter jurídico, interpretando textos legais, emitindo pareceres, elaborando minutas e executando serviços jurídicos e administrativos; Emitir pareceres e patrocinar defesas em processos decorrentes da ação fiscalizatória do CREA-TO, bem como em processos ou expedientes originários da administração interna; Redigir contratos, convênios, acordos e editais a fim de oficializar e legalizar negociações; Conhecer, acompanhar e aplicar os regulamentos administrativos e documentos legais que interfiram na autuação do CREA-TO; Elaborar informações sobre Mandado de Segurança, bem como seu acompanhamento judicial; Realizar defesas em juízo de todos os processos em que o CREA-TO for autor, réu, assistente ou opoente, inclusive os de natureza trabalhista; Interpor recursos acompanhando-os até o final do julgamento; Analisar processos de cobrança, amigáveis ou judiciais, emitindo parecer e promovendo cobrança da Dívida Ativa, quando se fizer necessário; Participar das sessões do Plenário, Diretoria, Câmaras Especializadas ou Comissões, quando solicitado; Organizar, controlar e manter arquivados os documentos assegurando sua rápida localização; Zelar pela guarda, conservação, manutenção e controle do patrimônio do CREA-TO, que está sob sua responsabilidade, assegurando o bom funcionamento dos mesmos; Solicitar materiais e/ou insumos, a fim de assegurar o bom funcionamento dos serviços; Desenvolver outras atividades de nível e complexidade semelhantes, a critério do superior; Executar outras atividades designadas pelos superiores hierárquicos imediatos ou em conjunto com a Superintendência.
  • Agente administrativo - Assistir à chefia imediata em assuntos de natureza administrativa e/ou técnica executando, controlando e acompanhando o desenvolvimento das tarefas em sua área de trabalho; Verificar, montar e registrar processos e/ou documentos, observando sua numeração, protocolo e documentos em geral visando sua organização e coerência; Organizar, classificar, catalogar os documentos, conforme procedimentos estabelecidos pelo CREA-TO, assegurando sua rápida localização; Promover as atividades necessárias à guarda e conservação de documentos, bem como a recuperação e informação dos mesmos; Realizar e fiscalizar o empréstimo de documentos e/ou processos, visando a guarda de toda a documentação do CREA-TO; Atender o público interno e externo por telefone, e-mail ou pessoalmente, prestando informações orientações e/ou localizando documentos, assegurando a solução dos problemas; Efetuar levantamentos, exames, conciliações, cálculos, relatórios, mapas e quadros demonstrativos das atividades desenvolvidas pela área de atuação; Realizar estudos preliminares e/ou complementares, emitindo informações e verificando sua consistência, visando assegurar os resultados; Manter contato telefônicos, por e-mail e correspondências com outros CREA’S e CONFEA; Receber e examinar correspondências, processos e documentos em geral, encaminhando as respectivas áreas para análise e decisão; Redigir e encaminhar ofícios, memorandos e demais expedientes; Auxiliar no planejamento e controle das atividades da área e atuação; Zelar pela guarda, conservação, manutenção e controle do patrimônio do CREA-TO; Solicitar materiais e/ou insumos, operar equipamentos de áudio e vídeo, a fim de assegurar o bom funcionamento dos serviços; Participar de equipes multidisciplinares, comissões ou grupos de trabalho, visando alcançar os melhores resultados tanto em qualidade quanto em produtividade; Cumprir as normas e exigências dos programas de Saúde e Segurança do Trabalho; Desenvolver outras atividades de nível e complexidade semelhantes, a critério do superior.
  • Agente de fiscalização - Realizar visitas de fiscalização às obras, órgãos públicos e propriedades rurais localizadas no Tocantins, de conformidade com o Programa de Fiscalização; Lavrar autos de infração, pesquisar ART’s e outros documentos de acordo com a legislação do sistema; Vistoriar, identificar, narrar e sugerir solução, emitindo pareceres, relatórios, laudos técnicos e levantamentos de acordo com a legislação do sistema e demais deliberações visando o cumprimento do objetivo institucional; Atender diligências, elaborando e emitindo relatório das visitas realizadas; Atender empresas, profissionais e público externo, prestando informações e solucionado problemas rotineiros; Verificar, montar e registrar processos e/ou documentos, observando sua numeração, protocolo e documentos em geral, visando sua organização e coerência; Auxiliar no planejamento e controle das atividades da área de atuação; Redigir e emitir informações, ofícios, memorandos, relatórios e demais expedientes; Ministrar treinamento aos novos agentes de fiscalização ou quando houver mudança nos procedimentos de fiscalização; Assistir às diversas áreas do CREA em assuntos de natureza técnica, executando, controlando e acompanhando o desenvolvimento das tarefas em sua área de trabalho; Prestar apoio técnico nas análises de processos encaminhados às Câmaras Especializadas, Presidência, Plenário, Diretoria e público externo, visando esclarecer dúvidas e orientar com base na legislação do sistema, atos normativos e demais deliberações; Encaminhar processos que sejam da competência das Câmaras Especializadas ou Comissões, emitindo laudos e/ou pareceres; Organizar, controlar e manter arquivados os documentos, assegurando sua rápida localização; Operar equipamentos de imagem, áudio e vídeo; Zelar pela guarda, conservação, manutenção e controle do patrimônio do CREATO, que está sob sua responsabilidade, assegurando o bom funcionamento dos mesmos; Solicitar materiais e/ou insumos, a fim de assegurar o bom funcionamento dos serviços; Verificar diariamente os níveis de óleo, água, bateria, a quantidade de combustível, pressão dos pneus, freios, sinalização e reparos necessários a serem feitos, antes de iniciar a movimentação do veículo, visando assegurar a perfeita condição de uso; Efetuar troca simples de peças, acessórios e equipamentos de veículos; Zelar pela limpeza, funcionamento e conservação do veículo; Fiscalizar lavagem, lubrificação e abastecimento dos veículos; Zelar pela guarda, conservação, manutenção e controle do patrimônio do CREA-TO, que está sob sua responsabilidade, assegurando o bom funcionamento dos mesmos; Solicitar materiais e/ou insumos, a fim de assegurar o bom funcionamento dos serviços; Desenvolver outras atividades de nível e complexidade semelhantes, a critério do superior.
  • Analista administrativo - Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras. Idealizar programas e projetos, elaborar planejamento organizacional, promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional. Realizar atividades da área administrativa da empresa, coordenando os trabalhos, analisando os sistemas de controles e métodos administrativos em geral, participando do planejamento da organização e controle de fluxos de trabalhos, sendo objetivo em racionalizar e aperfeiçoar as atividades funcionais.
  • Analista de sistemas - Realizar levantamentos junto aos usuários, objetivando identificar necessidades, analisando e propondo a implantação de novos sistemas computadorizados; Desenvolver, detalhar e testar novos sistemas informatizados, efetuando sua codificação e preparação para processamento em computador; Elaborar a documentação dos sistemas conforme metodologia atual de documentação de sistemas; Implantar os sistemas desenvolvidos, orientando os trabalhos de programação e digitação; Analisar e propor alterações nos sistemas em operação, visando melhoria em seu desempenho; Estruturar, manter e administrar os bancos de dados com as informações geradas nos trabalhos realizados; Realizar a programação, planejando etapas e ações para avaliar e orientar os testes do sistema; Preparar estruturas e rotinas codificadas, necessárias para o procedimento de dados; Administrar ambiente informatizado, prestando suporte técnico e treinamento ao cliente; Operar equipamentos de imagem, áudio e vídeo; Zelar pela guarda, conservação, manutenção e controle do patrimônio do CREA-TO que está sob sua responsabilidade, assegurando o bom funcionamento dos mesmos; Solicitar materiais e/ou insumos, a fim de assegurar o bom funcionamento doas serviços; Desenvolver outras atividades de nível e complexidade semelhantes, a critério do superior.
  • Auxiliar administrativo - Prestar apoio à área de atuação em assuntos de natureza administrativa, executando tarefas em sua área de trabalho; Atender ao público externo por telefone, e-mail ou pessoalmente, prestando informações, encaminhando ou executando atividades, assegurando a solução dos problemas; Manter contatos telefônicos, por e-mail e correspondências com outros CREA’s e CONFEA; Auxiliar no recebimento e exame de correspondências, processos e documentos em geral, encaminhando as respectivas Áreas para análise e decisão; Auxiliar na redação e encaminhamento de ofícios, memorandos e demais expedientes de rotina; Organizar, controlar e manter arquivados os documentos, assegurando sua rápida localização; Zelar pela guarda, conservação, manutenção e controle do patrimônio do CREA-TO que está sob sua responsabilidade, assegurando o bom funcionamento dos mesmos; Solicitar materiais e/ou insumos, a fim de assegurar o bom funcionamento dos serviços; Desenvolver outras atividades de nível e complexidade semelhantes, a critério do superior.
  • Auxiliar de serviços gerais - Lavar e limpar equipamentos, utensílios e local de trabalho das atividades antes ou após, na forma determinada pelo chefe imediato; Preparar e distribuir lanches, refeições e bebidas em geral, quando solicitado; Prestar atendimento à Presidência e as reuniões de Diretoria, Plenário, Câmaras e outras, quando solicitado; Manter a área da copa e seus equipamentos de forma limpa e organizada; Zelar pelos gêneros alimentícios e ingredientes, controlando quantidade, qualidade e utilização; Zelar pela guarda, conservação, manutenção e controle do patrimônio do CREA-TO que está sob sua responsabilidade, assegurando o bom funcionamento; Solicitar materiais e/ou insumos, a fim de assegurar o bom funcionamento dos serviços; Desenvolver outras atividades de nível de complexidade semelhantes, a critério do superior.
  • Contador - Planejar, coordenar e controlar o desempenho das atividades contábeis e financeiras do CREA-TO; Assinar e responsabilizar tecnicamente pelos balanços, balancetes e demais demonstrações contábeis; Prestar assistência em assuntos de natureza contábil, financeira, tributária e orçamentária; Coordenar a elaboração dos balanços, balancetes, prestações de contas e orçamentos; Elaborar e coordenar os sistemas de controle contábil, financeiro e patrimonial do CREA-TO; Efetuar levantamentos, exames, conciliações, cálculos, relatórios, mapas e quadros demonstrativos dos trabalhos desenvolvidos pela área de atuação; Acompanhar e prestar assistência à equipe de auditoria; Atender ao público inteiro por telefone, e-mail ou pessoalmente, prestando informações e orientações, encaminhando ou executando atividades, assegurando a solução dos problemas; Redigir e emitir pareceres, laudos, informações, ofícios, memorandos, relatórios técnicos e demais expedientes; Organizar, controlar e manter arquivados os documentos assegurando sua rápida localização; Zelar pela guarda, conservação manutenção e controle de patrimônio do CREA-TO, que está sob sua responsabilidade, assegurando-o bom funcionamento dos mesmos; Solicitar materiais e/ou insumos a fim de assegurar o bom funcionamento dos serviços; Ministrar cursos e/ou palestras de acordo com sua área de atuação; Participar de equipes multidisciplinares, comissões ou grupos de trabalho, visando alcançar os melhores resultados tanto em qualidade quanto em produtividade; Cumprir as normas e exigências dos programas de saúde e segurança do trabalho; Desenvolver outras atividades de nível e complexidade semelhantes, a critério do superior.
  • Motorista - Dirigir veículos de uso do CREA, transportando passageiros e cargas, inclusive em viagens e interestaduais, quando determinado; Realizar serviços externos diversos, como entregas à fornecedores, coleta de refeições ou materiais, compras ou ir à bancos, quando solicitado; Entregar e protocolar correspondências e/ou documentos em geral em outros órgãos ou empresas; Preencher os controles e formulários dos serviços e percurso realizados com o veículo, a fim de prestar contas das despesas efetuadas; Verificar diariamente os níveis de óleo, água, bateria, a quantidade de combustível, pressão dos pneus, freios, sinalização e reparos necessários a serem feitos, antes de iniciar a movimentação do veículo, visando assegurar a perfeita condição de uso; Efetuar troca simples de peças, acessórios e equipamentos de veículos; Zelar pela limpeza, funcionamento e conservação do veículo; Fiscalizar lavagem, lubrificação e abastecimento dos veículos; Zelar pela guarda, conservação, manutenção e controle do patrimônio do CREA-TO, que está sob sua responsabilidade, assegurando o bom funcionamento dos mesmos; Solicitar materiais e/ou insumos, a fim de assegurar o bom funcionamento dos serviços; Desenvolver outras atividades de nível e complexidade semelhantes, a critério do superior.

Conteúdo programático

Confira abaixo as disciplinas para os cargos de nível fundamental:

  • Língua portuguesa - 1 Interpretação de texto. 2 Sinônimos e antônimos. 3 Ortografia oficial. 4 Pontuação. 5 Substantivo e adjetivo: flexão e gênero, número e grau. 6 Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. 7 Concordância: verbal e nominal. 8 Emprego de pronomes. 9 Emprego de preposições e conjunções.
  • Matemática - 1 Números naturais: operações e propriedades. 2 Números inteiros: operações e propriedades. 3 Números racionais; representação fracionária decimal: operações e propriedades. 4 Resolução de problemas. 5 Regras de três simples. 6 Porcentagem: Equação do 1º grau. 7 Sistema métrico decimal: medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade. 8 Compreensão de estruturas lógicas. 9 Fundamentos de matemática.
  • Conhecimentos regionais - 1 Tópicos relevantes e atuais do Estado de Tocantins em diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Dicas de estudo para o concurso Crea TO

Concurso Crea TO: seleção anterior

O último concurso Crea TO ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 19 vagas para diversos cargos. A banca organizadora, na ocasião, foi a MS Concursos.

As oportunidades foram destinadas aos cargos de administrador, analista jurídico, agente administrativo, agente de fiscalização, agente de portaria, analista de sistemas, auxiliar administrativo, auxiliar de manutenção, auxiliar de serviços gerais, contador, motorista, profissional do sistema Crea/Confea, técnico de informática e telefonista.

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Crea TO nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos.

+Aulas grátis

Playlists gratuitas por matéria, no Youtube JC Concursos ou Canal de aulas

+Notícias do concurso Crea TO 2019


Concurso Crea TO - sede do conselho - Divulgação

Concurso Crea TO: saiu gabarito para 159 vagas

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/10/2019, às 07h00 - Atualizado em 21/10/2019, às 15h05


Concurso Crea TO: sede do conselho - Divulgação

Concurso Crea TO: divulgado gabarito para 159 vagas

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br | Publicado em 20/08/2019, às 11h07 - Atualizado em 21/10/2019, às 14h56


Acompanhe o JC Concursos: + Google News | + Youtube | + Instagram

Sobre Quadrix - Instituto Quadrix

Presente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.