Concurso Creci RS 2020 Em andamento

Orgão: Creci RS
Nº vagas: 32
Taxa de inscrição: De R$ 30,00 Até R$ 40,00
Cargos: Advogado, Agente
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Administrativa, Fiscal
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 1350,00 Até R$ 3276,80
Organizadora: IUDS
Estados com Vagas: RS

Publicado em 28/07/2020, às 11h41 - Atualizado em 14/09/2020, às 18h00


O concurso Creci RS (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul - 3ª Região) preencherá 32 vagas efetivas e também formará cadastro reserva. O edital reúne ofertas em 18 cidades.

Resumo do edital

Distribuição das vagas

Há 22 oportunidades de nível médio para profissional de suporte técnico nas ocupações de serviços operacionais e assistente administrativo, com remuneração de R$ 1.350.

Além de ensino médio, a carreira de agente fiscal (9 postos e salário de R$ 2.826,60) exige curso técnico de transações imobiliárias e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B".

O cargo de advogado (1 vaga e vencimentos de R$ 3.276,80) requer graduação em direito e registro ativo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os empregos estão distribuídos entre os municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Gramado, Gravataí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo, Torres e Tramandaí.

Atribuições de alguns cargos

  • Assistente administrativo - a) Atender, com eficiência e urbanidade, ao público em geral, no balcão de atendimento/recepção ou por telefone; b) Organizar a agenda com os telefones de fornecedores, prestadores de serviços, e daqueles ligados ao Conselho; c) Atender telefone encaminhando as ligações para os respectivos destinatários, anotando recados quando necessário; d) Realizar o controle de entrada e saída de pessoas na recepção, fazendo a triagem e encaminhamento do público aos locais solicitados; e) Promover o cadastramento, lacre, postagem e encaminhamento das correspondências expedidas pelo Conselho; f) Receber, conferir, protocolar e distribuir correspondências e documentos, colhendo assinaturas em protocolos para comprovar a entrega dos mesmos; g) Receber e transmitir recados, registrando as informações recebidas para possibilitar comunicações posteriores aos interessados; h) Realizar contato, orientação e prestação de informações para regionais, colaboradores e o público em geral; i) Realizar as atividades de apoio administrativo, tais como: efetuar ligações telefônicas, enviar e receber fax, anotar recados, fazer cópias ou encadernações de documentos em geral; j) Cuidar e preparar a tramitação dos processos administrativos junto a Comissão de Apreciação de Processos de Inscrição (COAPIN) e a Comissão de Análise Situacional (CAS). k) Montar e organizar processos para a devida análise, bem como realizar os encaminhamentos necessários; l) Separar, ordenar e arquivar os documentos, por tipo e origem, utilizando-se de pastas ou caixas apropriadas, observando as regras e procedimentos estabelecidos; m) Digitar as correspondências e documentos que lhe forem passados pelo superior imediato; n) Controlar e distribuir documentos e correspondências, assim como arquivar e manter em ordem de registros; o) Operar computador e equipamentos de fax para transmissão de mensagens; p) Realizar o controle de estoque de material, anotando os dados em formulário apropriado, bem como preparar as requisições para solicitar novas remessas; q) Pesquisar informações que possibilitem a localização de determinado assunto, com o objetivo de fornecer referências que abordem a matéria procurada; r) Manter-se informado sobre as normas gerais do Conselho e as específicas de sua área de atuação; s) Executar tarefas de pagamentos, recebimentos e cobranças, cálculos de multas e juros, impostos, variação cambial e outros, controle de suprimento de fundos, talões de cheques e outros valores, controle de disponibilidade financeira, contas bancárias, cronogramas de despesas e demais atividades afetas a área de atuação; t) Executar serviços relacionados à autorização e/ou à solicitação de pagamentos e de recebimentos de materiais/prestação de serviços, de acordo com a documentação apresentada; u) Preparar e relacionar o movimento diário do caixa, organizando lista de pagamentos e recebimentos efetuados com os respectivos valores em espécie ou cheques, para comprovar a situação de caixa existente; v) Efetuar e/ou controlar a cobrança de anuidades, verificando pagamentos efetuados, anuidades em atraso, emitindo informes de cobrança, a fim de enviá-los aos órgãos competentes, visando o seu registro e controle; w) Analisar correspondências e/ou documentos recebidos, examinando o seu conteúdo, efetuando a triagem de acordo com as prioridades e registrando em livro ou outro local designado, os dados necessários ao seu controle, para esclarecimento e despacho junto ao superior imediato ou pessoa responsável; x) Redigir e/ou digitar relatórios, atas, cartas, ofícios, memorandos, contratos e outros afins, seguindo padrões definidos, efetuando a conferência e a transcrição; y) Assistir o Presidente e a Diretoria, anotando e transmitindo recados, recepcionando visitantes, controlando horários de reuniões, entrevistas e demais compromissos, auxiliando-os em assuntos diversos; z) Preparar materiais necessários às reuniões, exposições e seminários, providenciando transporte e acomodações quando necessário, a fim de fornecer o devido apoio às referidas atividades; aa) Organizar, participar e/ou acompanhar a execução de eventos promovidos pelo Conselho escolhendo e sugerindo local de realização, hotéis para hospedagem, transporte dos envolvidos, alimentação, infraestrutura necessárias, providenciando o apoio administrativo e os recursos humanos necessários; ab) Providenciar a emissão de bilhetes de passagens e outros afins, preparando adiantamentos de diárias e outros, visando o atendimento de solicitações fornecendo subsídios necessários à viagem; ac) Organizar as plenárias do CRECI-RS, providenciando a convocação dos membros participantes, transporte, material de apoio entre outros; ad) Preparar relatórios diversos dos serviços realizados, coletando informações em arquivos e diversas fontes e traçando tabelas e gráficos ilustrativos, para fins de controle das atividades do Regional e subsídios às decisões superiores; ae) Proceder a inventários de materiais e de bens móveis permanentes, bem como controlar estoque de material, anotando os dados em formulário apropriado; af) Conferir e responder pelo conteúdo dos documentos emitidos pelos serviços sob sua responsabilidade; ag) Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.

  • Serviços operacionais - a) Efetuar serviços de limpeza nas dependências e mobiliários do Conselho, equipamentos, lavando vidros, luminárias, escadas, saguões, sanitários e outros, varrendo e encerando assoalhos, retirando água, entulho e objetos diversos, a fim de mantê-las em boas condições de uso; b) Limpar jardins, coletando lixo com ferramentas apropriadas, regando plantas, utilizando mangueiras e regadores, a fim de mantê- los devidamente conservados; c) Executar serviços de copa cozinha, preparando e servindo café, água, chá e outros alimentos, comprando lanches quando necessário, efetuando as higienizações adequadas, a fim de proporcionar um atendimento adequado aos empregados e visitantes; d) Realizar serviços externos, efetuando pequenas compras e pagamentos diversos, descontando e/ou depositando cheques, ordens de pagamento e/ou ordens de crédito, despachando e/ou retirando encomendas e outros, a fim de atender às necessidades da organização; e) Entregar correspondências, documentos e/ou volumes, recolhendo-os em locais preestabelecidos e distribuindo-os aos destinatários; f) Apanhar malotes e correspondências no correio; g) Carregar e descarregar materiais, mobiliários e equipamentos, colocando-os em locais predeterminados, a fim de atender às necessidades referentes a serviços de mudanças de mobiliários e de transportes dos referidos equipamentos e materiais; h) Auxiliar nos serviços de recepção, telefonia, limpeza e arrumação; e i) Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.

  • Agente fiscal - a) Realizar atividades de fiscalização, na capital e interior do Estado, sempre que se fizer necessário, a fim de dar cumprimento ao plano de ação fiscal aprovado pela Diretoria/Plenário do CRECI-RS; b) Atender as pessoas que procurarem o CRECI-RS para formalização de denúncias, ficando sob sua responsabilidade o bom desempenho da fiscalização; c) Constatar o ilícito disciplinar, ainda que fora da sede do estabelecimento do infrator e lavrar auto de infração; d) Fiscalizar anúncios em jornais, painéis, cartazes ou stand de vendas ou construtoras, incorporadoras ou loteamentos constatando todas as formalidades próprias inerentes ao exercício da profissão de corretores de imóveis; e) Propor e aplicar medidas que visem ao aprimoramento das estratégias nas diligências fiscais, principalmente no que tange ao combate sistemático aos exercentes ilegais da profissão de Corretor de Imóveis; f) Identificar e qualificar os infratores através de instrumentos públicos e não por simples placas, cartões de visitas ou escritos particulares; g) Participar de audiência na justiça e delegacia de polícia, quando solicitado; h) Preparar relatório anual das atividades relativas ao exercício de fiscalização do CRECI-RS; i) Supervisionar e orientar a execução das atividades do corretor de imóveis, inspecionando periodicamente a qualidade dos serviços prestados, visando detectar e corrigir anormalidades ou solucionar problemas; j) Manter atualizado banco de dados dos registros realizados no CRECI-RS, visando o seu adequado controle; k) Controlar as ocorrências relacionadas com a fiscalização, digitando dados, para elaboração de relatórios com estatísticas de produção; l) Manter controles dos registros das fiscalizações realizadas; m) Preparar relatório sobre posição de usuários inadimplentes, contatando-os para solução de pendências; n) Orientar e oferecer meios que facilitem a aplicação uniforme e eficiente das normas utilizadas na execução dos serviços relativos às atividades de fiscalização; o) Elaborar, ao final de cada mês, o relatório das atividades desenvolvidas pela fiscalização e demais serviços realizados com vista à elaboração do Relatório Mensal, para encaminhamento ao COFECI e publicidade em jornais, se for o caso; p) Elaborar os roteiros de viagens de fiscalização ao interior do Estado, por ordem de prioridades das denúncias formalizadas, pedidos de delegados e associações de Corretores de Imóveis que derem entrada no CRECI-RS, para análise e posterior aprovação da Diretoria e Plenário; q) Acompanhar as reuniões plenárias, sobretudo as de julgamento de processos, sempre que solicitado; r) Dirigir veículos do CRECI-RS no uso da fiscalização, bem como, com a finalidade de transportar documentos, materiais, equipamentos e objetos leves e/ou pesados; s) Manter ficha de controle de quilometragem e outros dados dos veículos, bem como o registro de qualquer anormalidade no funcionamento e necessidade de reparos. t) Controlar e cuidar da guarda das chaves dos veículos de fiscalização, observando quanto ao racionamento de combustíveis e o estado de conservação dos veículos; u) Responsabilizar-se pela conservação do veículo, mantendo-o em condições de uso, substituindo pneumáticos e peças simples em caso de emergência, controlando sua manutenção; v) Realizar as atividades de fiscalização e de secretaria em local fora da sede do CRECI-RS, no atendimento ao público, sempre que necessário; x) Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.

  • Advogado - a) Defender os direitos e interesses do CRECI-RS, analisando processos e decisões anteriores, consultando livros e manuais técnicos; b) Consultar legislação, jurisprudência e doutrinas das diversas especialidades jurídicas, estudando-as, a fim de assessorar e assistir juridicamente o CRECI-RS; c) Proceder à leitura de Diários Oficiais, coletando dados em que o Conselho for a parte interessada, objetivando o acompanhamento das ações e cumprimento de prazos; d) Inscrever, executar e administrar, com as providências necessárias, a Dívida Ativa do Conselho; e) Comparecer em audiências ou procedimentos concernentes, em quaisquer juízo ou tribunal, com o fim de defender os interesses do CRECI-RS, e quando necessário, recorrer a instâncias superiores para obter ganho de causa; f) Participar de negociações, quando solicitado, em aspectos que envolvam os interesses do CRECI-RS, orientando quanto aos aspectos legais; g) Emitir pareceres jurídicos sobre matérias de sua competência, consultando doutrinas, legislações e jurisprudências aplicáveis, a fim de resguardar, prevenir ou reivindicar direitos; h) Examinar e pronunciar juridicamente sobre minutas de contratos, convênios, acordos, atas, editais e outros instrumentos pertinentes, promovendo o registro dos atos nos órgãos competentes e as publicações previstas em lei, a fim de cumprir exigências legais e/ou estatutárias; i) Apreciar consultas e expedientes relacionados a direitos, obrigações, interesses e responsabilidades do CRECI-RS, emitindo parecer; j) Elaborar e redigir petições diversas, contestação e recursos, baseando-se em estudos de literatura específica, com a finalidade de levantar dados e defender o CRECI-RS em causas judiciais; k) Analisar e elaborar deliberações, resoluções e portarias e outros atos administrativos de interesse do CRECI-RS; l) Assessorar a Diretoria em reuniões e plenárias em que for convocado; m) Assessorar os conselheiros do CRECI-RS nas sessões de julgamento de recursos interpostos em processo ético-profissionais (pleno e câmara), bem como nas sessões plenárias, quando solicitado; n) Remeter denúncia ao Ministério Público dos autuados no exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, nos moldes do convênio firmado; o) Acompanhar e assistir juridicamente audiências em sua área de atuação; p) Elaborar parecer sobre assuntos que envolvam o relacionamento do Conselho e Terceiros que possam gerar obrigações de natureza jurídica; q) Elaborar Contratos, Convênios, Acordos e outros que envolvam aspectos jurídicos. r) Elaborar parecer nos processos administrativos, disciplinares, Pessoa Física e Jurídica e de representação estabelecidos em Resolução do COFECI; f) Apoiar e orientar empregados, comissões e outras áreas do Conselho em aspectos jurídicos; g) Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.

Conteúdo programático

Confira abaixo as disciplinas comuns aos cargos de nível médio:

  • Língua portuguesa - Fonética; Fonologia; Pontuação; Acentuação Gráfica; Sílaba; Encontros Vocálicos e Consonantais; Ortofonia; Ortografia; Morfologia: Estrutura e Formação das palavras; Substantivo: flexão de gênero, número e grau; Adjetivo: flexão de gênero, número e grau; Verbo: conjugação; Artigo; Pronome: classificação; Numeral; Advérbio; Preposição; Conjunção; Interjeição; Análise Sintática da oração e do período; Regência: Verbal e Nominal; Concordância: Verbal e Nominal; Crase; Semântica; Emprego de algumas classes de palavras; Figuras de Linguagem e Vícios de Linguagem; Interpretação de Texto.
  • Matemática - Operações com Números Reais; Operações Algébricas; Produtos Notáveis e Fatoração Algébrica; Equações Fracionárias; Equações e Inequações de 1º e 2º graus; Medidas de Tempo e Monetária; Grandezas Proporcionais; Razões e Proporções; Juros e Porcentagens; Regra de três: Simples e Composta; Sistemas de Equações e Inequações; Geometria Plana: retas, ângulos, polígonos, circunferência, círculo, sólidos (cubo, paralelepípedo, cilindro, cone, esfera); Perímetro e Área de Polígonos; Volume de Sólidos; Relações métricas no Triângulo Retângulo; Equações Exponenciais e Logarítmicas; Progressões Aritméticas e Geométricas; Estudo das Relações; Estudo das Funções de 1º e 2º Graus; Trigonometria; Relações Trigonométricas; Equações e Inequações Trigonométricas; Binômio de Newton; Análise Combinatória; Probabilidade; Matrizes, Determinantes e Sistemas; Geometria Analítica; Sistema Métrico e seus Derivados.
  • Conhecimentos gerais - Cultura Geral (Nacional); História e Geografia (Nacional); Atualidades Nacionais e do Estado do Rio Grande do Sul. 

Curso grátis de matemática para o concurso Creci RS

Acompanhamento

A equipe JC Concursos apresenta o resumo do concurso Creci RS nesta página, com as principais informações do processo seletivo. O conteúdo programático na íntegra pode ser conferido no edital abaixo, disponível entre os anexos.


Cronograma

Abertura das inscrições25/07/2020
Encerramento das inscrições13/09/2020
Prova18/10/2020

Notícias do concurso Creci RS 2020

Edital e Anexos

Abertura (28/07/2020) Edital de abertura de inscrições

Provas Creci RS

Nenhuma prova encontrada

Provas IUDS - Instituto Universal de Desenvolvimento Social

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